Minas Gerais pode entrar para o livro dos recordes com maior aula de IA

Belo Horizonte realizou nesta quarta-feira (19) a maior aula de inteligência artificial do mundo e pode entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.

Atualmente, o recorde mundial de maior aula presencial de Inteligência Artificial reconhecido pelo Guinness Book pertence a Portugal, com 1.400 participantes. A expectativa é de que o aulão promovido em Minas supere amplamente essa marca.

O evento, realizado no estádio Mineirão pelo Governo do Estado em parceria com Google for Education, reuniu cerca de 30 mil estudantes e educadores da rede estadual para uma experiência inédita de aprendizado e inovação tecnológica.

“Esta será a maior aula de IA do mundo. Isso para reforçar o compromisso da secretaria de educação com ensino digital. Minas Gerais é o estado que mais avançou em alfabetização, então, ao longo 10 anos, estaremos melhores do que estamos hoje. Mas essa aula é um marco da educação”, declarou o governador do estado Romeu Zema pouco depois da abertura do evento.

As aulas foram ministradas para os estudantes de cerca de 200 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana de BH com idades entre 14 e 18 anos.

Além do governador Romeu Zema, o vice-governador Mateus Simões também esteve presente e ressaltou os avanços da educação artificial na educação do estado.

“A partir do ano que vem educação digital passa para dentro do currículo, mas hoje já temos IA na plataforma do Google fazendo os cadernos de exercício dos meninos, evoluindo com eles já temos correção por inteligência artificial das redações por fotografias e nós vamos continuar avançando nesses investimentos”, disse Simões.

Durante a manhã, os participantes acompanharam um aulão sobre IA, conduzido de forma lúdica, visual e acessível. A apresentação combinou conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e Machine Learning com demonstrações práticas de ferramentas que apoiam a aprendizagem.

Uma confusão entre alguns estudantes fez com que a aula fosse interrompida por alguns minutos. A Polícia Militar precisou ser acionada para conter as brigas. O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, falou sobre o assunto após o evento.

“Estamos pegando essas imagens também, a segurança estava acima do número inclusive necessário para esse tipo de contingente, foi contratada com policiamento na área externa. O que a gente está vendo, são alguns indícios de pessoas que vieram com propósito de fazer confusão. A gente localizou algumas coisas na rede social isso ainda requerer investigação. Nossa maior preocupação foi manter todo mundo em segurança.”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *