O papa Leão se encontrou com milhares de jovens para o Jubileu da Juventude neste sábado (2), nos arredores de Roma. Leão ofereceu bênçãos à multidão no maior evento já celebrado desde o início do pontificado.
O evento faz parte do calendário católico e é visto como um final de semana especial para energizar a juventude católica. Jovens de mais de 146 países, alguns usando bandanas coloridas para se proteger do sol quente do verão, seguiram o papamóvel no final da tarde.
O pontífice apelou para a construção de um mundo mais humano e acrescentou: “Sirvam os pobres e, assim, testemunhem o bem que sempre gostaríamos de receber do próximo”.
A maioria dos jovens que compareceram ao evento passaram o dia todo esperando no campo, com calor próximo aos 30 graus. Organizadores usaram canhões de água para ajudar a refrescar as pessoas na multidão.
A expectativa é que muitos jovens durmam no campo durante a noite, na esperança de ver o papa Leão XIV no domingo pela manhã. O local deve receber a tradicional missa católica dominical.
Segundo o Vaticano, o Ano Santo Católico atraiu cerca de 17 milhões de peregrinos a Roma desde o final de 2024.
Leão, o primeiro papa norte-americano, foi eleito em 8 de maio pelos cardeais do mundo para substituir o falecido Papa Francisco.