A forte ligação entre Itália e Brasil sempre esteve presente no futebol. Os rivais se enfrentam no Giuseppe Meazza valendo a liderança da Série A. A Inter lidera com 24 pontos, mesma pontuação da Roma; Milan e Napoli vêm logo atrás, com 22.
O Milan tem destacado suas raízes italianas no futebol brasileiro. Nos últimos meses foi anunciado o lançamento da nova terceira camisa, desenvolvida em parceria com a Puma, que traz as cores da seleção brasileira. O uniforme homenageia lendas que vestiram tanto a amarelinha quanto as cores do clube italiano.
Essa, porém, não foi a única iniciativa voltada ao Brasil. Em abril, o Milan firmou acordo com a Reals para fortalecer sua atuação na América Latina. A empresa, referência no mercado brasileiro de apostas esportivas e jogos online, foi eleita em 2024 como “Melhor Operadora de Apostas Esportivas” pelo SiGMA World — uma das principais autoridades globais do setor.
“Buscamos fortalecer nossa conexão com um segmento crucial da nossa base de fãs na América Latina. Essa parceria abre novas oportunidades para engajamento e interação dos fãs, permitindo-nos fazer uma aproximação do clube junto aos torcedores mais antigos e também dos novos”, disse à época Maikel Oettle, Diretor Comercial do AC Milan.
A Reals promoverá neste domingo (23) uma Watch Party exclusiva para o clássico. O encontro será em um bar temático totalmente personalizado para o jogo, em São Paulo, com open food, open bar, DJ, interação com influenciadores, sorteio de uma camisa oficial autografada (já emoldurada) e brindes especiais.
“Nosso patrocínio junto ao Milan é estratégico. Além de nos posicionar ao lado de um dos maiores clubes do mundo, nos dá a oportunidade de criar ações exclusivas para os torcedores. Essa é a primeira grande ativação que faremos em torno da parceria e nossa ideia é estreitar ainda mais os laços da equipe com o torcedor brasileiro, promovendo uma experiência completa de entretenimento e gerando ainda mais emoção para uma partida tão importante”, afirma Diego Buriti, Diretor de Marketing da Reals.
Outra parceria anunciada recentemente envolve o Enel Group, multinacional presente há anos no Brasil no setor de geração e distribuição de energia. O acordo prevê iniciativas que estimulem impacto positivo, promovam boas práticas e apoiem a construção de um futuro mais sustentável.
Do outro lado, a Internazionale também mantém atuação forte no país por meio da Inter Academy, que trabalha com formação de jovens atletas de 3 a 19 anos. O programa aplica treinamentos específicos e respeita as necessidades físicas e motoras de cada idade. Uma das unidades funciona ao lado da escolinha do Palmeiras, na Pompeia, Zona Oeste de São Paulo.
Além da formação, a Inter ampliou sua presença ao fechar um acordo de licenciamento com a Destra, passando a disponibilizar produtos oficiais no Brasil — seguindo os passos de clubes como Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City e PSG.
O mercado brasileiro de licenciamento segue em expansão. Segundo a Licensing International, o setor movimenta mais de US$ 7 bilhões por ano (aproximadamente R$ 36 bilhões). De 2023 para 2024, houve um crescimento de 8%, e a projeção para este ano é de 7,5%.
“Nossa operação na final da Champions League foi complexa, mas não registramos nenhum problema operacional. Pelo contrário, realizamos vários upgrades de ingressos e recebemos feedbacks sensacionais dos clientes. Além disso, na edição de 2025, quadruplicamos nosso faturamento em relação à edição de 2024”, detalha Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil.