Uma menina de 12 anos morreu após ser baleada durante um ataque a tiros na noite dessa quarta-feira (5), no bairro de Capelinha de São Caetano, em Salvador. Em nota enviada à CNN Brasil, a Polícia Militar afirmou que quatro pessoas foram atingidas — entre elas, dois adolescentes e dois homens.
Um dos homens morreu no local, e a adolescente, identificada como Yasmin Sacramento Damascena, não resistiu aos ferimentos após ser socorrida para uma unidade de saúde.
O outro homem, de 18 anos, e um adolescente de 13 permanecem internados. A segunda vítima fatal foi identificada como Edson Ferreira de Oliveira, de 47 anos.
A Polícia Civil iniciou a investigação do caso e, na manhã desta quinta-feira (6), passou a ocupar no bairro, com equipes de diferentes departamentos em diligências para identificar os autores do crime. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que já há indícios de autoria e que o caso é tratado como ataque criminoso. A ação integrada, denominada COA, conta com diversos departamentos de polícia da Bahia, para reforçar a segurança e se aproximar da comunidade, além de fortalecer as investigações.
O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, lamentou o episódio e se solidarizou com as famílias das vítimas. “Nenhuma palavra é suficiente diante de uma dor tão profunda. Determinei que as secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos prestem todo o apoio necessário e acompanhem as investigações”, disse o governador, reforçando que o governo seguirá “atuando com firmeza contra o crime organizado e pela proteção das famílias baianas”.
De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, em setembro foram registrados 105 tiroteios em Salvador e região metropolitana — mais da metade (51%) durante ações ou operações policiais. A violência armada deixou 118 vítimas, sendo 93 mortos e 25 feridos.