Mais de 80% dos consumidores têm medo de golpe em compra online, diz estudo

Um estudo conduzido pela Morning Consult, empresa global de tecnologia, apontou que cerca de 80% dos consumidores brasileiros têm medo de sofrer golpes ao fazer compras online. A pesquisa tinha como objetivo mostrar como a segurança digital se tornou um pilar no comportamento do consumidor no momento da compra.

Segundo o estudo Holiday Spending Shift Survey 2025, além da preocupação com os golpes, 81% dos consumidores brasileiros se preocupam com vazamento de dados pessoais ou financeiros e 80% ainda têm o receio de que os dados sejam compartilhados sem consentimento.

A pesquisa, encomendada pela Visa, empresa de tecnologia de pagamentos, entrevistou mil pessoas por país que estão incluídos no estudo (entre eles Brasil, México, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Singapura e África do Sul).

As entrevistas foram realizadas virtualmente, de 14 a 28 de outubro deste ano, e os dados foram classificados por gênero, escolaridade, idade e raça.

O estudo destaca ainda que quase três em cada quatro brasileiros foram vítimas ou conhecem alguém que sofreu golpe de pagamento online no último ano, índice considerado pela pesquisa como acima da média global.

Mudanças no comportamento

Com a percepção de risco no momento da compra, os consumidores passaram a adotar práticas de proteção contra as fraudes. Entre as ações mais comuns apontadas pelo estudo estão:

  • 39% dos consumidores ativaram autenticação em duas etapas;
  • 37% passaram a utilizar aplicativos de pagamento digitais como forma mais segura de transação;
  • 34% deixaram de salvar dados de pagamento em sites;
  • 30% adotaram a troca frequente de senhas.

Diante do cenário, a biometria começou a ser vista pelos consumidores como uma solução para assegurar as compras, uma vez que 70% dos entrevistados já autorizaram pagamentos biométricos no último ano, além de que 65% acreditam que o uso exclusivo de biometria deve crescer significativamente nos próximos dez anos.

Para o vice-presidente da Visa do Brasil, Gustavo Carvalho, “segurança continua sendo um dos temas mais importantes na jornada do consumidor. O brasileiro está cada vez mais atento aos riscos e buscando soluções que ofereçam proteção sem perder conveniência”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *