De acordo com o Ministério dos Transportes e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde a última terça-feira, com o lançamento do novo aplicativo CNH do Brasil, 12.773.325 pessoas já acessaram o novo sistema, o que equivale a 1 a cada 20 brasileiros. Além disso, 746.965 pedidos de abertura de habilitação foram registrados.
O órgão ainda informou que o recurso mais utilizado do app até o momento foi o curso de formação para condutor. Até sexta-feira (12), 555 mil pessoas iniciaram às aulas (disponíveis em vídeo, aúdio e textos) e 150 mil concliram a capacitação, estando aptas a seguir para as próximas etapas.
Outro dado relevante é que mais de 30 mil pessoas estão em processo de formação no curso para instrutores autônomos, que são permitidos na nova norma do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para retirada da CNH. Destes, 18 mil já estão certificados para seguir com as próximas etapas de autorização para sua atuação.
Para trabalhar de forma autônoma, é preciso primeiro concluir a capacitação oficial e se registrar com a Senatran — os alunos devem conferir esse registro no Portal de Serviços da Secretaria.