Maduro diz que EUA admitem pela primeira vez operações da CIA na Venezuela

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (16) que, pela primeira vez, os Estados Unidos admitiram publicamente estar realizando operações da CIA no país.

Durante um evento em Caracas, Maduro afirmou que a CIA já havia conspirado contra o ex-presidente Hugo Chávez e contra ele próprio, mas que os governos americanos nunca falaram sobre isso publicamente.

“Autorizaram a CIA a realizar operações contra a Venezuela, contra a paz da Venezuela. Isso nunca foi visto antes. Eles sempre fizeram isso, mas nunca antes, desde que a CIA existe, um governo disse publicamente que estava enviando a CIA para matar, para derrubar e destruir países”, disse.

“Alguém acredita que a CIA não opera na Venezuela há 60 anos? Acredita que a CIA não conspira há 26 anos contra o comandante (Hugo) Chávez e eu?”, acrescentou Maduro, insistindo que os EUA buscam a mudança de regime na Venezuela.

A declaração veio após uma reportagem exclusiva da Reuters revelar que um novo ataque americano contra uma embarcação que supostamente traficava drogas no Caribe deixou sobreviventes.

Uma autoridade americana, falando sob condição de anonimato, disse que o ataque foi realizado nesta quinta-feira, sem dar mais detalhes. Antes disso, ataques militares dos EUA contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas ao largo da Venezuela deixaram pelo menos 27 mortos.

A Venezuela pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que determine que os ataques dos EUA contra embarcações em sua costa são ilegais e que emita uma declaração em defesa da soberania venezuelana, segundo uma carta vista pela Reuters nesta quinta-feira.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *