O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira (20) que a aliança militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é agora uma “instituição enfraquecida”.
A fala está relacionada com a ambição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle da Groenlândia, um território semiautônomo dinamarquês.
O líder francês discursou no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e criticou a política externa de Trump.
“O conflito se tornou normal”, disse ele, alertando para uma “mudança para um mundo sem regras, onde o direito internacional é pisoteado e a única regra que parece importar é a do mais forte”.
“Sem governança coletiva, a cooperação dá lugar à competição implacável”, afirmou, criticando duramente as exigências dos EUA sobre o comércio mútuo, cujo único objetivo é “enfraquecer e subordinar a Europa”.
Macron ainda criticou o “acúmulo interminável de novas tarifas que são fundamentalmente inaceitáveis. Ainda mais quando são usadas como forma de pressionar a soberania territorial”.
Em comentários que pareciam ser dirigidos a Trump e ao presidente russo, Vladimir Putin, Macron também criticou o ressurgimento de “ambições imperiais”.