Em um jogo histórico e eletrizante, o Brasil superou a Colômbia nas penalidades e se sagrou campeão da Copa América Feminina pela nona vez na história.
A equipe comandada por Arthur Elias foi parabenizada pelo Presidente da República, Lula, logo após a vitória neste sábado (2).
“Orgulho do Brasil”, escreveu Lula nas redes sociais.
Parabéns à nossa seleção. Campeã da Copa América. Nos pênaltis, com emoção e muita garra. Orgulho do Brasil 🇧🇷 https://t.co/vxAodg35jf
— Lula (@LulaOficial) August 3, 2025
O jogo
No tempo normal, um empate em 4 a 4 entre as equipes. Marta (duas vezes), Angelina e Amanda Gutierres fizeram a favor do time comandado pelo técnico Arthur Elias. Linda Caicedo, Mayra Ramírez, Leicy Santos e Tarciane (contra) marcaram do lado colombiano.
A decisão seguiu para a disputa de pênaltis.
Na segunda cobrança, Angelina bateu e Katherine Tapia fez a defesa. Já na terceira batida da Colômbia, a atacante Manuela Pavi isolou a sua oportunidade. Leicy parou em Lorena na sequência, mas Marta desperdiçou a cobrança que daria o título para o Brasil.
Nas alternadas, Jorelyn Carabalí teve sua finalização defendida por Lorena, que garantiu a nona conquista da Copa América para o seu país.
Los penales decisivos que le dieron a Brasil su novena #CopaAmericaFEM pic.twitter.com/2tdRObGT4R
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) August 3, 2025