Lula diz que Brasil não precisa de “intervenções estrangeiras”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta terça-feira (9), que o Brasil não precisa de intervenção de autoridades estrangeiras nas decisões e políticas do país.

“Não precisamos de intervenções estrangeiras, nem de ameaças a nossa soberania, somos perfeitamente capazes de ser protagonistas das nossas próprias soluções”, disse o chefe do Executivo durante a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia.

Durante a agenda, acompanhado pelos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores e Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, o presidente também comentou a recente operação da PF (Polícia Federal) em conjunto com a Receita Federal contra a presença do crime organizado na Faria Lima, região de São Paulo conhecida pela presença de fintechs e empresas da área econômica.

Segundo Lula, que defendeu uma ação “firme e decisiva contra o crime”, a ação policial “finalmente alcançou o andar de cima do crime organizado”.

“Juntos seremos mais fortes e eficazes, por isso, o crime organizado se prepare porque a justiça vai derrotá-los”, declarou ao finalizar seu discurso.

Ação contra o PCC na Faria Lima mirou lavagem de dinheiro

Em 28 de agosto, a PF deflagrou uma operação voltada ao combate à atuação do crime organizado, mais notadamente a facção PCC, na cadeia produtiva de combustíveis e a presença em fintechs localizadas na avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo.

A operação Quasar teve como objetivo de desarticular esquemas de lavagem de dinheiro, com impacto financeiro e envolvimento de organizações criminosas.

A ação da PF mirou gestão fraudulenta de instituições financeiras após identificar um esquema sofisticado que utilizava fundos de investimento para ocultar patrimônio de origem ilícita, com indícios de ligação com facções criminosas.

*Sob supervisão de Douglas Porto

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *