Lula defende soberania e Pix em pronunciamento do 7 de Setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou neste sábado (6) em defender o Pix de “qualquer tentativa de privatização” e frisou que “defender a soberania é defender o Brasil”. As declarações foram feitas em um pronunciamento à nação.

Defendemos o PIX de qualquer tentativa de privatização. O Pix é do Brasil, é público, gratuito e vai continuar assim”, afirmou.

O pronunciamento do presidente Lula ocorreu na noite de véspera do feriado de 7 de Setembro, quando o Brasil celebra os 203 anos da declaração de Independência do país em relação a Portugal.

Em julho deste ano, os Estados Unidos citaram o método instantâneo de pagamento ao anunciar uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil. Segundo os EUA, o Pix seria um dos exemplos em que há um favorecimento local, em detrimento às empresas norte-americanas.

No mesmo mês, o presidente Lula também defendeu a ferramenta financeira em um outro pronunciamento nacional. Na época, o chefe do Executivo declarou que ataques ao Pix, que é um “patrimônio do povo”, não seriam aceitos.

A abertura da investigação comercial entre os dois países aconteceu em meio ao anúncio e à oficialização do tarifaço imposto pelo governo do presidente Donald Trump.

Desde 6 de agosto, parte das exportações brasileiras aos Estados Unidos contam agora com uma tarifa total de 50%.

Entre as justificativas para as tarifas, também foi citada a ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo que seria um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022. O caso, segundo Trump, seria uma “caça às bruxas”.

Recentemente, o líder americano também criticou o governo Lula, afirmando que a administração brasileira deu uma guinada para a “esquerda radical”, e não descartou os rumores de restrição aos vistos da delegação do Brasil para a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que acontece em novembro deste ano em Nova York.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *