O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (13), que o governo brasileiro tem tentado negociar com os Estados Unidos por diversas vias, mas não há “ninguém para conversar”.
Segundo Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estão tentando dialogar com o governo americano, mas não encontram interlocutores.
“Estamos dizendo a todo mundo que queremos negociar. Tenho o Alckmin, o Haddad, o Fávaro e o Mauro Vieira negociando. Tentando negociar, mas não há ninguém para conversar, ninguém”, disse o presidente, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária.
O presidente afirmou, ainda, que a atitude do governo americano tenta “destruir o multilateralismo”, pois não abre espaço para negociar coletivamente — algo que seria de interesse de “todo mundo”. Além disso, declarou que o Brasil é “muito mais democrático do que os Estados Unidos da América”.
As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros entraram em vigor na última semana.
*Sob supervisão de Douglas Porto