Lula alerta PT sobre impacto eleitoral da PEC da Blindagem

O presidente Lula (PT) expressou preocupação com o impacto eleitoral da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Blindagem durante reunião com integrantes do PT, incluindo o presidente da sigla, Edinho Silva, e o líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (RJ). A apuração é do analista Pedro Venceslau no CNN 360º.

Segundo o analista, o tema central da discussão foi o possível desgaste político que a aprovação desta proposta poderia causar nas eleições de 2026.

A PEC em questão busca retomar o modelo da Constituição de 1988, que exigia autorização do Congresso Nacional para investigações contra parlamentares. Esta medida foi originalmente implementada em um contexto histórico específico, quando havia maioria de ministros indicados durante o regime militar no STF (Supremo Tribunal Federal).

Venceslau relembra que, em 2001, o Congresso enfrentou forte pressão da opinião pública devido à proteção excessiva dos parlamentares contra investigações. Um caso emblemático foi o do deputado Natan Donadon, que manteve seu mandato mesmo após ser preso por desvio de recursos, beneficiado pelo sistema de votação secreta.

Atualmente, mais de 80 parlamentares estão sob investigação do Supremo Tribunal Federal por questões relacionadas a emendas parlamentares e desvio de recursos, o que explica a pressa na tramitação da PEC. Para o analista, a proposta surge em um momento delicado, especialmente para o PT, que ainda lida com as repercussões de casos passados de corrupção.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *