Loggi aposta em IA para transformar setor de logística, diz CEO à CNN

Tecnologia e inteligência artificial são algumas das ferramentas que o setor logístico tem abraçado para seguir rodando, afirmou Thibaud Lecuyer​, CEO da Loggi, em entrevista à CNN.

“Hoje, a Loggi já representa 0,5% do PIB brasileiro, e não apenas tem transformado o segmento no país ao promover grandes investimentos em inovação e tecnologia para trazer novas soluções e ganhar eficiência e escala com entregas nacionais, mas também impacta direta ou indiretamente a vida de milhares de colaboradores e parceiros de negócios”, pontuou Lecuyer.

A economia brasileira perdeu fôlego expressivo na virada do primeiro para o segundo trimestre. Antes crescendo 1,4% na margem trimestral, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro passou a avançar 0,4%.

O principal motor da atividade econômica deste ano segue sendo o setor de serviços. Dentro dele, destacam-se atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (com alta de 2,1% no período), informação e comunicação (1,2%) e transporte, armazenagem e correio (1%), este último que manteve crescimento praticamente estável.

Em entrevista exclusiva à CNN, Lecuyer comentou sobre o panorama para o comércio eletrônico no Brasil, como tecnologias disruptivas estão sendo adotadas pelo setor, as estratégias de parcerias da empresa e a crescente concorrência com marcas da China.

A seguir, confira os destaques da entrevista

Considerando como o setor de serviços e logística mexem com a economia nacional. Qual o impacto da operação da Loggi para o país?

A Loggi é uma empresa brasileira que está há 12 anos transformando a logística por meio da tecnologia e uso de inteligência artificial. Hoje, a Loggi já representa 0,5% do PIB brasileiro, e não apenas tem transformado o segmento no país ao promover grandes investimentos em inovação e tecnologia para trazer novas soluções e ganhar eficiência e escala com entregas nacionais, mas também impacta direta ou indiretamente a vida de milhares de colaboradores e parceiros de negócios.

A Loggi começou em 2013 com entregas rápidas dentro das grandes cidades, expandindo sua atuação por todo o território nacional ao longo dos anos e se consolidando como um dos maiores players de logística no mercado de e-commerce brasileiro. Hoje, a organização tem capacidade de processar cerca de meio milhão de pacotes por dia com foco em produtos leves (até 30kg) para mais de 22 mil clientes de todos os portes.

De acordo com o nosso Mapa da Logística, onde divulgamos trimestralmente os dados da distribuição de pacotes e categorias no país, hoje a cada sete segundos um pacote sai para entrega, atendendo a mais de 5 mil municípios.

Além disso, o diferencial da Loggi está na capacidade de conectar diversos modais e pontos de coleta, facilitando a vida do cliente com múltiplas opções de envio e recebimento.

E nesse mercado cada vez mais marcado pela tecnologia como diferencial, o que a Loggi tem feito para se destacar?

A Loggi vem transformando a logística com inovação e o uso da tecnologia, tornando-a acessível para todos os tipos de negócios.

Com uma cultura de resultados e inovação, a companhia otimiza e desenvolve continuamente novos produtos e serviços, que geram uma operação mais eficiente e de qualidade, melhorando a experiência dos clientes e reduzindo custos.

Temos 10 Centros de Distribuição em todo país, mais de 40 agências e na operação, usamos a tecnologia (por exemplo com inteligência artificial, big data e machine learning) para desenvolver soluções, como otimização de rotas, prever demanda, melhorar a operação etc.

Isso nos permite reduzir custos operacionais, tempo de entrega, além de desenvolver soluções customizadas de acordo com necessidades e mudanças no mercado.

Como a IA entra na operação?

Em 2024, a Loggi lançou o conceito de Centro de Distribuição e Agência 2.0, um modelo operacional exclusivo no Brasil, desenvolvido ao longo de seis meses com base na metodologia Lean, tecnologia e Inteligência Artificial. A solução envolveu a padronização de rotinas e a criação de um sistema inédito de clusterização e roteirização inteligente, superando o modelo tradicional baseado em CEP.

Testado inicialmente na agência da Mooca (SP), a maior da empresa, o projeto permitiu mais do que dobrar a capacidade de processamento — de 7 mil para 20 mil pacotes por dia — sem ampliar o espaço físico ou a equipe, aumentando a produtividade em mais de 280%.

A nova abordagem também otimizou rotas, reduziu em cerca de 1,7 milhão de quilômetros o deslocamento nacional e evitou mais de 7 mil toneladas de emissões de carbono.

Com a expansão para todas as agências e centros de distribuição, o prazo médio nacional de entrega caiu de cinco para dois ou três dias, beneficiando cerca de 60% dos envios.

A vinda de marcas chinesas para o país é algo no radar da empresa? Como se preparam para lidar com essa competição extra?

A Loggi é uma empresa brasileira e que tem potencializado os negócios de empresas e empreendedores no e-commerce com entregas nacionais. A Loggi acompanha as movimentações do mercado e acredita na transformação por meio de pessoas e tecnologia.

Nosso foco segue em oferecer soluções logísticas eficientes, inovadoras e alinhadas às necessidades dos nossos clientes – desde pequenas, médias e grandes empresas, mantendo a eficiência e a agilidade que nos diferenciam no mercado.

Acreditamos que um ambiente competitivo saudável é importante para estimular a inovação e melhorar continuamente nossos serviços.

Uma pesquisa de 2024 mostrava como o setor de e-commerce brasileiro, apesar de ser menor que o do México, possui um grande potencial de expansão. Como a Loggi enxerga o ambiente e o momento da economia brasileira para os negócios?

O comércio pela internet movimentou R$ 225 bilhões em 2024 no Brasil e os negócios com MPEs [micro e pequenas empresas] foram responsáveis por 30% desses valores, de acordo com dados do Mdic [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços]. O destaque especial está nas vendas de micro e pequenas empresas brasileiras pela internet que cresceram cerca de 1.200% nos últimos 5 anos, saltando de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024.

A Loggi atua diretamente no e-commerce – desde micro até grandes marcas que vendem online – e vem apoiando esse crescimento com novos modelos e soluções mais eficientes de logística.

Além disso, nos últimos anos, a Loggi também vem investindo fortemente para impulsionar o ecossistema de PMEs [pequenas e médias empresas], transformando e acelerando suas vendas de local para entregas nacionais, permitindo assim escala e crescimento dos novos negócios deste segmento.

Para isso, a Loggi já possui o maior número de integrações com plataformas para gestão de vendas do mercado, além de disponibilizar milhares de novos modelos de pontos de distribuição que reduzem significativamente o custo para este público.

Sobre os investimentos que a empresa faz junto de suas parceiras PMEs, essa estratégia é um diferencial da companhia?

A companhia tem investido fortemente em pequenas e médias empresas para expandir os negócios e vendas desses empreendedores. O segmento de pequenos e médios negócios segue em expansão: em 2024, cresceu 290%. Sendo assim, um dos nossos objetivos é ser o parceiro estratégico do empreendedor, garantindo que a logística seja um impulsionador dos negócios.

Para isso, a Loggi possui integração com as maiores plataformas do ecossistema de e-commerce, como vendas ou sistemas de gestão. São mais de 40 plataformas e sistemas integrados na Loggi, com ampla cobertura do mercado para vendas e logística no e-commerce.

Para reduzir os custos de envios e manter preços mais competitivos para entrega nacionais, a Loggi oferece a rede de recebimentos, denominado LoggiPontos (PUDOs – conceito de pick up and drop off), com foco especialmente em PMEs e que, já são mais de 1.600 pontos espalhados em todo o Brasil e com previsão de atingir 2.500 pontos até o final do ano.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *