Lituânia declara estado de emergência após invasão de balões de Belarus

O governo da Lituânia declarou estado de emergência nesta terça-feira (9) devido aos balões meteorológicos enviados por contrabandistas originários de Belarus, que têm interrompido o tráfego aéreo, e solicitou ao Parlamento autorização para que as forças armadas atuem em conjunto com a polícia e a guarda de fronteira.

O aeroporto de Vilnius tem sido fechado repetidamente devido aos balões meteorológicos, que a Lituânia afirma serem enviados por contrabandistas que transportam cigarros e constituírem um “ataque híbrido” de Belarus, um aliado próximo da Rússia.

“O estado de emergência foi declarado não apenas devido às interrupções na aviação civil, mas também por questões de segurança nacional”, declarou o ministro do Interior, Vladislav Kondratovic, em uma reunião do governo transmitida ao vivo nesta terça-feira.

Belarus negou a responsabilidade pelos balões e acusou a Lituânia de provocações, incluindo o envio de um drone para lançar “material extremista”, o que o país nega.

Pedido de maior poder para o Exército

O governo lituano solicitou ao Parlamento que conceda ao Exército poderes para agir em conjunto com a polícia, a guarda de fronteira e as forças de segurança durante o estado de emergência, bem como de forma independente, afirmou Kondratovic.

Caso o Parlamento aprove, o exército terá permissão para restringir o acesso a um território, parar e revistar veículos, verificar pessoas, seus documentos e pertences, e deter aqueles que resistirem ou forem suspeitos de crimes.

O ministro da Defesa, Robertas Kaunas, afirmou que as Forças Armadas teriam permissão para usar a força para essas funções. As medidas de emergência permanecerão em vigor até que o governo as suspenda.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou em 1º de dezembro que a situação na fronteira estava se agravando e classificou as incursões com balões como um “ataque híbrido” de Belarus, considerado “completamente inaceitável”.

A Lituânia também impôs estado de emergência em 2021 na região fronteiriça com Belarus, alegando que o país enviava migrantes ilegalmente pela fronteira.

No ano seguinte, Vilnius anunciou estado de emergência na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, por receio de que a Lituânia também pudesse tornar-se alvo.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *