Lira deixa apoio ao Planalto em aberto após pré-candidatura ao Senado

O deputado federal e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta quarta-feira (11) que é pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de outubro deste ano. No entanto, quem ele apoiará à Presidência da República permanece uma incógnita.

A expectativa é que ele não tome uma decisão tão cedo. Interlocutores afirmam que ainda há tempo para uma definição. Ao mesmo tempo em que apoiou Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, Lira tem mantido boas relações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Portanto, ninguém se arrisca ainda a cravar se Lira apoiará a reeleição do petista, a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) ou eventualmente até mesmo alguém do centrão — menos provável.

O evento relacionado à pré-candidatura ao Senado com políticos aliados a Lira deve acontecer na primeira quinzena de março, em Maceió, Alagoas.

A perspectiva é que Lira enfrente Renan Calheiros (MDB-AL), embora duas cadeiras ao Senado estejam em jogo e ambos estejam bem-posicionados.

Renan pretende se reeleger com o apoio de Lula. Caso Lira também fique ao lado de Lula, o Planalto acabará por ter rivais históricos em suas fileiras.

Nesta quarta, questionado sobre a pré-candidatura de Lira, Renan buscou minimizar o anúncio e disse que o rival “deve ficar um pouco mais na Câmara”.

Ainda, que vai reunir o MDB “para dizer que só será candidato no MDB de Alagoas quem assumir o compromisso de votar com todos os candidatos da coligação”.

“Quem quiser votar no Arthur Lira, vá para o partido dele.”

A disputa ao Senado ainda pode se embolar com outros nomes tidos como potenciais terceiras vias. Por exemplo, o relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).

Em outra esfera, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), filho de Renan Calheiros, quer se lançar ao governo de Alagoas e deve concorrer contra JHC (PL), atual prefeito de Maceió e do grupo político de Lira.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *