Limitação física é o maior medo do brasileiro ao envelhecer, mostra estudo

Quando o assunto é envelhecimento, o maior medo dos brasileiros é a limitação física, segundo um levantamento feito pela Vhita, empresa especialista em saúde e longevidade. Outros receios incluem dores frequentes, perda do foco e falta de autonomia.

A pesquisa tinha como objetivo entender como pessoas de diferentes idades e regiões do Brasil se relacionam com o envelhecimento, incluindo os possíveis receios ligados à velhice, suas expectativas para a terceira idade e bons hábitos para envelhecer bem.

 

 

Segundo o levantamento, as cinco principais preocupações dos brasileiros em relação ao envelhecimento são as limitações físicas e dores (71%), perda do foco, memória ou clareza mental (66%), perda da autonomia no dia a dia (58%), dependência de outras pessoas (48%) e dificuldade em manter hábitos saudáveis (35%).

Apesar do receio, a visão majoritária sobre a chegada da velhice é positiva, segundo o estudo: enquanto 44% dos respondentes compartilharam ter mudado visões negativas em relação ao envelhecer ao longo do tempo, 55% vem adotando práticas de autocuidado pensando em velhice saudável, incluindo se alimentar bem, usar suplementos alimentares e praticar exercícios físicos.

De acordo com a pesquisa, 78% dos respondentes afirmaram dar atenção especial à alimentação, enquanto 76% destacaram a importância de manter uma rotina regular de atividades físicas.

Os suplementos também ganham espaço crescente no dia a dia. De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados já fazem uso de tais compostos, sendo o ômega 3, a vitamina D e o cálcio apontados como os três grandes aliados de quem deseja envelhecer bem, garantindo mais energia, resistência e proteção para o futuro.

O estudo envolveu 500 entrevistados com mais de 18 anos, residentes de todas as regiões do Brasil. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que exploraram suas definições de envelhecimento saudável, os principais receios ligados à passagem do tempo e os hábitos para mais longevidade e bem-estar.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *