O Palmeiras avançou à semifinal da Copa Libertadores ao eliminar o River Plate nesta quarta-feira (24), no Allianz Parque, e reforçou sua tradição entre os clubes brasileiros no torneio continental. A equipe bateu os argentinos por 3 a 1, após ter vencido a partida de ida por 2 a 1, em Buenos Aires (ARG).
Com a classificação, o Verdão chegou a 12 participações em semifinais, mantendo-se isolado como o time do Brasil que mais vezes esteve entre os quatro melhores da competição.
Mesmo com o peso da tradição do River Plate, que soma 20 presenças em semifinais e é um dos líderes do ranking histórico, o Palmeiras confirmou a vantagem construída na ida, na Argentina, e consolidou mais uma campanha consistente sob o comando do técnico Abel Ferreira.
O resultado também aumenta a sequência de boas participações do clube paulista na era recente da Libertadores, com quatro semifinais desde 2020, desde que Abel assumiu o comando técnico.
Entre os brasileiros com mais semifinais, São Paulo e Flamengo ainda podem aumentar seus respectivos índices nesta edição da Libertadores.
Ranking de clubes brasileiros em semifinais da Libertadores
- Palmeiras – 12
- Grêmio – 10
- São Paulo – 10*
- Santos – 9
- Cruzeiro – 6
- Flamengo – 6*
- Internacional – 6
*Ainda podem se classificar nesta edição