SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Latam anunciou que cancelou ao menos 173 voos entre essa quarta-feira (12) e a próxima segunda-feira (17) devido à greve de pilotos no Chile. A empresa não disse se os cancelamentos incluem operações com origem ou destino no Brasil.
A companhia aérea afirmou que 20 mil passageiros foram afetados pela medida que, segundo a empresa, atinge menos de 10% dos voos que têm o Chile como origem ou destino.
A Latam anunciou um plano de contingência e informou que quase a totalidade dos passageiros receberam as opções. Segundo a empresa, as medidas implementadas permanecerão em vigor até o término da greve. A empresa orienta os passageiros a verificarem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site latam.com ou do aplicativo da companhia, na seção “Minhas Viagens”.
“Caso a solução proposta não atenda às necessidades dos passageiros afetados, eles poderão alterar a data ou o voo gratuitamente ou solicitar o reembolso integral da passagem”, escreveu a Latam em nota a jornalistas.
A greve começou 0h desta quarta-feira após o sindicato dos pilotos da Latam (SPL) informar que a aérea se recusou a continuar a negociação salarial
“A direção da Latam decidiu encerrar prematuramente o processo de mediação legal”, comunicou o SPL, que disse ter proposto uma prorrogação da negociação por cinco dias, mas que foi recusada pela empresa. “Eles praticamente forçaram a suspensão das operações”, destacou o sindicato.
A entidade representa um total de 464 pilotos e a última contraproposta da Latam foi rejeitada por 97% dos participantes de uma assembleia realizada em 3 de novembro. Após isso, o sindicato afirmou que ainda buscou negociar com a Latam, mas que a empresa teria decidido encerrar as conversas.
“Consideramos inexplicável que a direção da empresa, como afirmamos em 16 de outubro, nos tenha conduzido a uma greve que sempre consideramos evitável, dados os lucros da empresa e a moderação das nossas reivindicações laborais”, afirmou o presidente da SPL, Mario Troncoso.
Em comunicado, a empresa disse que tem “compromisso permanente com o diálogo” e que busca um acordo que beneficie todas as partes envolvidas.
Ao mesmo tempo, a companhia aérea informou que oferecerá suporte a todos os passageiros que teriam voos entre 12 e 17 de novembro. “Seguimos comprometidos com todos os passageiros que possuem voos nestas datas, oferecendo tranquilidade e suporte necessário, com medidas para reduzir o número de pessoas impactadas e proporcionar as melhores alternativas possíveis”, afirmou Paulo Miranda, vice-presidente de clientes da Latam, em nota.
TIVE VOO CANCELADO. E AGORA?
A Latam divulgou que os passageiros devem procurar a empresa por meio de seus canais de atendimento e que disponibilizou as seguintes opções:
– Mudança de data ou voo sem custo adicional
– Alteração voluntária da viagem sem penalidades
– Reembolso total da passagem e serviços associados
A empresa recomendou que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site da empresa (latamairlines.com) ou do aplicativo Latam, na seção “Minhas Viagens”. A companhia também comunicou que enviará email aos passageiros impactados pelos voos cancelados.