Justiça dos EUA determina suspensão de “Alcatraz dos Jacarés”

Quase dois meses após a abertura, a juiz federal dos EUA Kathleen Williams determinou na quinta-feira (21) a suspensão do centro de detenção para imigrantes, conhecida como “Alcatraz dos Jacarés”.

De acordo com a determinação, a prisão localizada na Flórida não poderá receber novos detentos e deverá remover a estrutura montada para receber imigrantes, o que inclui geradores, gás e estrutura de esgoto. 

Construída em questão de dias, a instalação recebeu duras críticas pelo tratamento dado aos migrantes que foram confinados em gaiolas em meio ao calor sufocante, além de relatos de infestações de insetos e refeições escassas, levando membros do Congresso e representantes estaduais que testemunharam as condições a exigir seu fechamento imediato.

A decisão acontece após uma ação federal movida por grupos ambientalistas e pela tribo Miccosukee de Índios da Flórida, demonstrando preocupação sobre os impactos que o centro de detenção poderia ter, incluindo danos ao ecossistema de Everglades, região pantanosa da Flórida.

“O projeto cria danos irreparáveis ​​na forma de perda de habitat e aumento da mortalidade de espécies ameaçadas de extinção na área”, disse a juíza na ordem.

Iluminação, cercas e “todos os geradores, gás, esgoto e outros resíduos e recipientes de lixo que foram instalados para dar suporte a este projeto” também devem ser removidos dentro de 60 dias da ordem, disse a juíza responsável. Na prática, a determinação deve fechar a instalação que se tornou uma peça central da repressão à imigração do governo Trump.

Reações do governo

Após a determinação, o estado da Flórida entrou com um recurso contra a ordem da juíza.

“Recebemos a notícia ontem à noite de que um juiz tentou virar o jogo em relação ao nosso centro de deportação e processamento de detentos no sul da Flórida, em “Alcatraz dos Jacarés”. Só queria dizer que isso não foi algo inesperado”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista coletiva na sexta-feira. “Sabíamos que isso seria algo que provavelmente aconteceria e responderemos de acordo.”

“Não vamos nos deixar intimidar”, disse DeSantis. “Estamos totalmente certos nisso.”

DeSantis está redobrando os esforços nos centros de detenção de imigrantes em seu estado, incluindo o anúncio de uma nova prisão para imigrantes que ele apelidou de “Depósito de Deportação “, que pode abrigar até 2.000 detidos.

Por enquanto, a instalação de qualquer tipo de iluminação adicional de estilo industrial está proibida, assim como qualquer pavimentação, aterro, escavação, cerca ou construção de qualquer edifício ou tenda adicional em “Alcatraz dos Jacarés”.

A secretária assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, condenou a decisão da juíza como uma tentativa de atrapalhar os esforços de repressão à imigração do governo Trump.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *