O jovem Roberto Farias Thomaz, encontrado vivo após ficar desaparecido durante cerca de quatro dias no Pico Paraná, em Curitiba, voltou para casa e reencontrou familiares nesta terça-feira (6). O homem, de 19 anos, foi recebido com festa e o momento emocionou pessoas nas redes sociais.
Em uma publicação da tia do jovem, alguns comentários chamam atenção para o acolhimento que Roberto recebeu ao abrir a porta da residência. Um deles diz: “O cara nem se recuperou direito e ainda tem essa alegria toda pra dar conta!!!”.
Roberto foi recebido aos gritos de “Betinho”, apelido carinhoso dado pela família, e com muito confete. Ao fim do registro, ele abraça uma mulher e faz um sinal de agradecimento aos presentes. A postagem conta com quase 100 mil curtidas. Veja momento:
Jovem encontrado após sumir no Pico Paraná recebe alta do hospital
Sem comer há oito dias
Em entrevista à CNN, Roberto revelou detalhes sobre sua experiência de sobrevivência em condições extremas. O jovem afirmou que até o momento do resgate ainda não havia se alimentado, completando oito dias sem ingerir qualquer tipo de comida.
“Eu tô até agora sem comer, na verdade, né? Já vai fazer oito dias”, relatou Roberto. Segundo ele, durante o período em que esteve perdido na trilha, não encontrou nenhuma fonte de alimento. “Na trilha dessa cachoeira aí, não tinha nenhuma árvore frutífera, não tinha nada para comer, só tinha a cachoeira”, explicou.
A água foi fundamental para sua sobrevivência, embora Roberto tenha enfrentado desafios para consumi-la de forma segura. “Um pouco de água que eu conseguia pegar para tomar um pouquinho, porque eu não sabia como era a condição também, então eu tomava de pouquinho em pouquinho, desidratava bastante e rápido também”, contou o jovem, que aprendeu a filtrar a água para poder bebê-la com mais segurança.
“Não falei ainda”
Roberto contou também que ainda não conversou com a amiga que o deixou para trás durante a trilha em que estavam.
Durante a conversa com Elisa Veeck, apresentadora da CNN Brasil, o jovem contou que, desde que foi encontrado, ainda não fez contato com a parte externa e que ficou sabendo de tudo através de sua irmã, Renata Thomaz.
Amiga abandonou o jovem
Identificada como Thayane Smith, a jovem que deixou o amigo Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba (PR), justificou a ação com o fato dele não ter o mesmo “estilo de vida”.
“Não tem o mesmo estilo de vida”: disse jovem após deixar amigo em montanha
O caso tem chamado atenção por conta da forma como Thayane se posicionou nas redes sociais após o desaparecimento do amigo. Entenda abaixo:
Quando as buscas por Roberto já tinham começado, ela publicou: “Aprendizado, nunca mais andar com alguém que não é experiente em trilhas, não é seu estilo de vida e não tem pique para isso”.
Thayane deixou Roberto para trás durante trilha; veja
Em outra publicação, ela postou uma foto com a frase: “Interrogações, investigações, eita 2026 kkkkk. Feliz Ano Novo”, seguido de um emoji de risada.
Roberto desapareceu durante trilha
O rapaz subiu a montanha em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde da última quarta-feira (31).
Veja o que sabemos sobre o caso
Informações preliminares apontam que Roberto, durante o trajeto, vomitou algumas vezes até o topo da montanha. A dupla alcançou o pico por volta das 4h da manhã de quinta, momento em que decidiram descansar e encontraram outros dois grupos de pessoas no local.
Após um período de aproximadamente duas horas, os amigos iniciaram a descida da montanha. Momentos depois, os dois amigos pararam novamente em um determinado ponto do pico. O segundo grupo, que havia ficado no cume, também iniciou a descida pouco tempo depois e chegou a passar pelo ponto onde o jovem teria ficado, mas já não o encontraram.
*Sob supervisão de Pedro Osorio