José Balcázar é eleito presidente interino do Peru

O parlamentar José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito presidente do Congresso do Peru na noite desta quarta-feira (18). Ele superou a ex-presidente do Congresso María del Carmen Alva, do Ação Popular.

Balcázar também assumirá o cargo de presidente interino do país andino, após a deposição de José Jerí, que ficou quatro meses no cargo.

Na terça-feira (17), o Congresso peruano destituiu Jerí, após um escândalo envolvendo encontros não divulgados com um empresário chinês e acusações de tráfico de influência. O então presidente foi removido do cargo por maioria simples em uma moção de censura. Foram 75 votos a favor, 24 contrários e três abstenções.

Fernando Rospigliosi, último presidente do Congresso, era o próximo na linha de sucessão, mas abriu mão do cargo, o que abriu caminho para uma disputa.

Ao assumir a Casa de Pizarro, Balcázar se torna o oitavo presidente do país andino em oito anos. O parlamentar obteve 60 votos, contra 46 de Maricarmen Alva.

Nascido em Nanchoc, na região norte de Cajamarca, José María Balcázar Zelada, de 83 anos, foi eleito ao Congresso pela região de Lambayeque em 2021.

Formado advogado pela Universidad Nacional Pedro Ruíz Gallo e doutor em direito e ciência política, trabalhou por décadas como professor universitário e atuou como juiz na Suprema Corte de Lambayeque, ocupando posteriormente um cargo temporário na Suprema Corte do Peru.

Balcazar ocupou cargos influentes no parlamento, como a liderança da comissão especial responsável pela seleção de magistrados para o Tribunal Constitucional e a atuação em cargos de destaque em comissões relacionadas à justiça e à educação.

O Peru tem eleições gerais marcadas para o dia 12 de abril. Balcázar ficará na presidência interinamente até a posse no dia 28 de julho.

*Com informações de Reuters

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *