A jornalista e escritora Jojo Moyes, 56, lançou seu 17º livro neste mês e em entrevista exclusiva à CNN Brasil, relatou o que os fãs podem esperar dele. Para a autora, “Tudo Vai Ficar Bem”, é a aposta do “livro mais engraçado” entre seu repertório.
“Sinto que, à medida que o mundo se torna um lugar mais complicado, eu quero cada vez mais fazer as pessoas rirem e não acho que isso seja uma coisa rasa querer dar prazer às pessoas. Sinto que é uma correção necessária para o nosso cérebro quando estamos assistindo às notícias e vendo as coisas terríveis que estão acontecendo”, explica.
Em bate-papo, ela ainda explica o contexto de seu novo livro: “É apenas uma história engraçada sobre famílias complicadas, mas espero que você se sinta um pouco feliz quando terminar”. A obra, que já está disponível nas livrarias por meio da editora Intrínseca, acompanha Lila, uma escritora que alcançou o sucesso com seu livro de estreia, em que contava como tinha construído um casamento indestrutível.
O que acabou impulsionando as vendas da obra, no entanto, foi que, ainda durante a campanha de lançamento do título, seu marido a trocou por uma mulher mais jovem. Como se isso não bastasse, Lila precisa, também, lidar com a partida repentina da mãe, que morreu recentemente em um acidente. De repente, ela se vê presa num oceano de incertezas e, ao mesmo tempo, precisa se manter forte para cuidar das duas filhas.
Mesmo com a vida pessoal em frangalhos, Lila hospeda seu padrasto, que está frágil pela morte da esposa. Para somar à confusão que se tornou sua casa, seu pai bate à sua porta de repente, voltando para a vida de Lila após décadas com pouco contato.
À CNN Brasil, ela menciona que sempre quis escrever uma história familiar bem fechada. “Muitos dos meus livros são bem grandes, podem ter gerações diferentes ou continentes diferentes, alguns são históricos, mas a única coisa que eu nunca tinha feito era escrever apenas uma história sobre uma pequena família.”
“A minha própria família é bastante… como podemos dizer? Quero dizer excêntrica: eu tenho dois pais, duas mães, porque todo mundo se casou de novo, tenho meio-irmãos, irmãos por afinidade e irmãos extras, e acho que me interesso pela forma como precisamos abraçar diferentes tipos de família após um longo período em que nos disseram que só existia um jeito de fazer isso, que era pai, mãe, dois filhos, sei lá, um cachorro. Então me interesso pelas tensões que vêm disso e talvez pelos benefícios inesperados, e acho que este livro é sobre aceitar uma família que não se parece com o que te disseram que deveria ser, e às vezes isso pode dar muito certo”, finaliza.
Em 2016, o best-seller “Como Eu Era Antes de Você” de Jojo ganhou uma adaptação para as telonas, estrelada por Emilia Clarke e Sam Claflin. Em uma entrevista à People no ano de estreia do longa, a autora já havia revelado que se inspirou em situações reais para escrever o livro homônimo.
