O jantar oferecido nesta quarta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes da Casa para estreitar as relações teve como cardápio principal uma comida bem brasileira: peixe pirarucu, arroz, farofa, pirão e salada.
De sobremesa, torta de chocolate, entre outros.
Líderes elogiaram o menu à CNN Brasil. Não houve música ao vivo na confraternização de início de ano, mas o encontro contou com canções na caixa de som. Entre as músicas tocadas, “Disparada”, interpretada por Jair Rodrigues.
Estiveram presentes líderes da base aliada e do centrão, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Sidônio Palmeira (Comunicação da Presidência), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência), Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais).
Os convidados relataram que o clima era de descontração e bem informal. Primeiro, se formaram vários grupos em rodinhas. Depois, foi servido o jantar.
Lula, Hugo e Gleisi discursaram brevemente, em cerca de 10 minutos, ao todo. Ainda que o clima fosse de confraternização, para parte dos presentes, havia um “nítido tom de início de pré-campanha e reaproximação”.
Segundo relatos, Lula procurou agradecer os líderes pelo trabalho realizado no ano passado num clima amistoso, embora tenha reconhecido momentos de maiores atritos na relação entre Planalto e Câmara.
O presidente também fez questão de ser bem enfático em afagos públicos a Hugo Motta, com elogios à sua gestão à frente da Câmara.
De acordo com líderes, Lula disse que Hugo deveria ter ido dormir muitas vezes com “angústias”, mas conseguiu aprovar “muita coisa”, e que não é fácil estar no lugar dele na Casa.
Hugo, por sua vez, agradeceu o apoio de Lula e disse que 2026 terá um primeiro semestre mais curto, na prática, por conta do Carnaval, articulações de janelas partidárias, Páscoa e Copa do Mundo.