A cantora Ivete Sangalo, 53, decidiu homenagear a amiga Preta Gil durante seu show no Fortal no sábado (26). Ela exaltou a coragem da amiga – que morreu no último domingo (20) após lutar contra um câncer de intestino – e disse que também precisou de coragem para se apresentar neste fim de semana.
“Preta Gil veio pra trazer essa inspiração, de amor, de alegria, de sabedoria. E se a sabedoria de preta estava na sua coragem, quem sou pra não ter a coragem de estar aqui hoje, cantando com vocês, com a minha banda”, disse Ivete.
“Quero deixar registrado, não só a beleza, a voz, a personalidade, mas acima de tudo, a total coragem de Preta Gil na vida dela, na maneira como ela entendeu as coisas, entendeu na frente de todo mundo. Como é genial e ensinou até aos mais sábios”, acrescentou a cantora.
Logo antes de começar a cantar “Sinais de Fogo”, sucesso de Preta, Ivete se emocionou e disse: “Ofereço a você, Pretinha, com todo meu amor, essa apresentação e todas as que vierem.”
QUE LINDOO🥹
Ivete Sangalo dedicou o Fortal a Preta Gil, contou parte da história de sua amiga e escolheu o hino “Sinais de Fogo” para homenagear sua grande amiga pic.twitter.com/hNAajY5Ily
— Acesso Sangalo 🌅 (@AcessoSangalo) July 27, 2025
Morte de Preta Gil
Ela estava em Nova York realizando um tratamento de um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da sua recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.
Veja também: Famosos e autoridades comparecem ao velório de Preta Gil no Rio de Janeiro