Israel entregou nesta segunda-feira (3) os corpos de 45 palestinos à Faixa de Gaza, elevando para 270 o total de restos mortais devolvidos, segundo informou o Ministério da Saúde do enclave.
Não está claro como esses palestinos morreram, se sob custódia israelense, em Gaza durante a guerra, ou em Israel em 7 de outubro de 2023, quando participaram do ataque.
Do total de corpos devolvidos por Israel, apenas 78 foram identificados até o momento, disse o ministério.
O Ministério da Saúde afirmou que suas “equipes médicas continuam a lidar com os corpos de acordo com os procedimentos e protocolos médicos aprovados, em preparação para concluir os processos de exame, documentação e entrega às famílias.”
Peritos palestinos em medicina forense têm trabalhado para identificar corpos devolvidos a Gaza por Israel, que chegam marcados apenas com números.
Alguns dos corpos anteriormente devolvidos estavam vendados, com as mãos e os pés amarrados, ou apresentavam ferimentos por arma de fogo.
A devastação dentro de Gaza também deixou esses especialistas com instalações e equipamentos científicos mínimos para realizar as identificações.
O Ministério da Saúde, por exemplo, criou um site com imagens dos restos mortais na esperança de que familiares ou amigos possam reconhecê-los.
Muitas das fotografias são extremamente gráficas, mostrando ferimentos e detalhes de corpos parcialmente decompostos.
No acordo de cessar-fogo firmado com o Hamas, Israel concordou em devolver os corpos de 360 palestinos ao enclave.