IOF prejudica e-commerce e pode aumentar preços, diz executivo

O diretor executivo do E-Commerce Brasil, Fernando Nagamine, disse em entrevista ao CNN Money que a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) aumenta os custos às empresas do comércio eletrônico e pode impactar os preços ao consumidor.

“Aumenta os custos não só da empresa de e-commerce, mas de toda a sua cadeia. Como consequência, isso impacta as margens das empresas: ou elas optam por passar os custos ao consumidor e manter a margem ou não repassam e perdem a margem”, disse.

Segundo Nagamine, geram impactos tanto a alteração no IOF câmbio, visto que as empresas têm contratos fechados em moeda estrangeira, quanto as mudanças no IOF crédito, já que as companhias pegam empréstimos e financiamentos, por exemplo, para inovar.

Após o imbróglio que envolveu os Três Poderes, as operações com câmbio e moeda em espécie ficaram com IOF fixado em 3,5%; já nas operações de crédito, o imposto foi ajustado para 0,38%.

O executivo conversou com a CNN Money durante o Fórum E-commerce Brasil, que acontece na capital paulista entre esta terça-feira (29) e quinta-feira (31). O evento é voltado a debater negócios e inovações no segmento.

Publicado por Danilo Moliterno, da CNN, em São Paulo

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *