O Estado de São Paulo registrou duas mortes por ingestão de bebida adulterada com metanol, conforme confirmou a Secretaria de Saúde do estado.
O CVS (Centro de Vigilância Sanitária) da Secretaria Estadual de Saúde confirmou seis casos de intoxicação por metanol desde junho, com os dois óbitos entre eles. Atualmente, há ainda dez casos sob investigação.
Quais os sintomas por intoxicação por metanol?
Com isso, a preocupação ao ingerir bebidas alcoólicas aumentou, principalmente levando em conta os sintomas causados pela ingestão dessa substância. De acordo com a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO), sociedade filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os sintomas iniciais da intoxicação aparecem entre 12 a 24 horas após a ingestão da bebida adulterada.
Os sintomas pela intoxicação de metanol incluem:
- Dor de cabeça;
- Náuseas e vômitos;
- Dor abdominal;
- Confusão mental;
- Visão turva repentina ou cegueira, em ambos os olhos.
Ao apresentar esses sinais após ingestão de bebida alcoólica é muito importante procurar um pronto atendimento. O diagnóstico é eito com exames de sangue e imagem, e o tratamento precisa ser imediato, conforme reforça a ABNO. Normalmente são usados antidotos, bicarbonato para corrigir a acidez do sangue, reposição de vitaminas e, em casos mais graves, hemodiálise, que ajudará a remover o veneno.
O que é metanol?
De acordo com a Sociedade Química Americana, o metanol é um solvente usado como combustível para motores e é uma matéria-prima para a fabricação de outros produtos químicos.
Ele se apresenta como uma substância líquida, inflamável e incolor e tem grande potencial de intoxicação. Quando consumido, mesmo em doses pequenas, pode levar à morte.
O envenenamento pela ingestão do composto é causado pela interação das enzimas hepáticas e o metanol, que formam o formaldeído e o ácido fórmico.
Os dois compostos são extremamente tóxicos, podendo causar cegueira, acidose metabólica, depressão do sistema nervoso central — sonolência, confusão, convulsões, coma — e pode levar à morte.
Assista: Bebida adulterada com metanol: secretaria confirma duas mortes em SP
*Com informações de Giovana Christ da CNN