Em apenas um mês, Iago Custódio criou um perfil no Instagram e viu os seguidores se multiplicarem, chegando a mais de 130 mil. O número de visualizações durante o período passa de 10 milhões. A ideia por trás de tanto sucesso é simples: gravar a limpeza de placas de trânsito em rodovias.
Iago conta que a primeira placa que limpou foi durante um desafio criado por uma marca de produtos automotivos com a qual trabalha. O criador do perfil “O Lavador de Placas” tem uma estética automotiva junto com a esposa, Angélica Veloso, em Três Palmeiras, no interior do Rio Grande do Sul.
“Um dos desafios era gravar um vídeo mirabolante, uma ideia diferente, fora da curva. Daí, eu pensei: por que não né?”, disse o empresário em entrevista à CNN.
O primeiro vídeo foi postado no perfil da própria estética automotiva e gerou 45 mil visualizações. Com o sucesso, decidiram criar um perfil só para postar a iniciativa. Iago é quem faz a limpeza, ao passo que Angélica é responsável por gravar o conteúdo.
“Acho que o pessoal abraçou a causa. E, querendo ou não, é um vídeo satisfatório, o pessoal gosta desse toque de limpeza.“
O tempo para realizar o trabalho varia conforme o tamanho da placa. Em média, a limpeza dura de 10 a 30 minutos. Conforme Iago, os itens utilizados são: detergente automotivo voltado à limpeza pesada, uma lavadora de alta pressão à bateria, um rodo de pia e panos de microfibra.
Desde que criou o perfil, Iago já mostrou o “antes e depois” de mais de 20 placas. A maioria fica em rodovias na região Norte do estado gaúcho, onde mora. Contudo, em uma viagem que fez a Santa Catarina, também realizou a limpeza de placas no Estado vizinho.
“Agora, então, vamos abraçar essa causa, aonde a gente vai, se a gente passa e tem uma plaquinha suja, a gente está lavando.”
Atualmente, o influenciador conta que fechou parcerias com marcas de produtos: “Tem várias empresas que estão nos procurando para fazer divulgação, testar os produtos, então tomou uma proporção grande.”
Até mesmo um grupo no WhatsApp foi criado, a “Comunidade do Lavador”, para incentivar os seguidores a fazerem o mesmo trabalho e enviarem vídeos. Agora, a ideia é explorar o potencial do perfil como fonte de renda.
“A gente está com a ideia de criar a loja do lavador, para vender o material que a gente utiliza. Também fazer mais parcerias com empresas. Inclusive, a empresa que nos mandou os primeiros materiais lançou um desafio para limpar um monumento em Brasília, e agora a gente vai estar lá com eles em setembro.“