As chamas seguem consumindo a vegetação na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, há uma semana. Desde o dia 25 de setembro, foram contabilizados 20 eventos de queimadas, que atingiram aproximadamente 57 mil hectares.
As equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de brigadistas, voluntários e órgãos parceiros, trabalharam em regime contínuo para conter os focos de calor, utilizando técnicas de combate direto e apoio aéreo. A ação integrada tem sido fundamental para reduzir a propagação do fogo e proteger comunidades locais, fauna, flora e patrimônios ambientais da região.
O Ibama informou que as chamas não entraram no Parque Nacional e por isso ela segue aberta à visitação. Segundo o órgão, a prioridade no momento é o combate e o controle do incêndio, e logo será realizada perícia para descobrir as causas.
O instituto destaca que, nesta época do ano, a maioria dos incêndios é provocada por ação humana. Por isso, orienta a população a evitar o uso de fogo para queimar lixo, restos de poda e materiais semelhantes.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e é reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Ela protege uma área de mais de 240 mil hectares de biodiversidade.
Além das belezas naturais, a Chapada também se destaca pela riqueza cultural, com comunidades quilombolas, práticas de agroecologia e eventos ligados ao autoconhecimento, arte e espiritualidade.
*Com informações de Felipe Souza