Um incêndio florestal atingiu a montanha do vulcão adormecido “Arthur’s Seat”, na cidade de Edimburgo, Escócia, no domingo (10), segundo autoridades locais.
Uma “grande área” de arbustos foi afetada pelo incêndio, informou o Corpo de Bombeiros e Resgate da Escócia em um comunicado divulgado na noite de domingo. Não houve vítimas, acrescentou.
Os primeiros chamados sobre o incêndio chegaram por volta das 16h05, horário local, relatou o corpo de bombeiros, informando à CNN, mais de cinco horas depois, que o incêndio ainda não havia sido extinto.
A causa do incêndio não foi divulgada pelos bombeiros.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostrou densas nuvens de fumaça saindo do local.
Chris Murray, membro do Parlamento Escocês que representa o distrito eleitoral onde fica Arthur’s Seat, fez uma publicação sobre o incêndio nas redes sociais, pedindo às pessoas nas proximidades do monumento que “por favor, tomem cuidado”.
A polícia aconselhou motoristas e pedestres a evitarem a área.
Arthur’s Seat fica a 251 m acima do nível do mar, segundo o conselho de turismo escocês, oferecendo aos caminhantes vistas da capital do país.
O marco também abriga um grande forte que remonta a cerca de dois mil anos, bem como a Capela de Santo Antônio, uma pitoresca ruína medieval do século XV, segundo o conselho de turismo.
Fica no Parque Holyrood, perto do Parlamento Escocês e do Palácio de Holyroodhouse, residência oficial do Rei Charles em Edimburgo.