Incêndios de grandes proporções afetaram cerca de 100 hectares nas áreas de vegetação do Estado de são Paulo, desde o último domingo (14). De acordo com a Defesa Civil, nesta quinta-feira (18), oito focos de fogo estão ativos.
Dentre as áreas afetadas destaca-se o município de Timburi. Em nota, a Prefeitura de Timburi informou que centenas de hectares foram destruídos pelo fogo, os incêndios começaram no último domingo (14) nas imediações do Camping Municipal Redondo. A situação se agravou rapidamente devido à dificuldade de acesso em áreas de mata fechada, o que dificultou o trabalho dos brigadistas.
O combate é feito por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e brigadistas, em atuação integrada entre órgãos estaduais e municipais. No momento, não há suporte de aeronaves.
Segundo informações da Defesa Civil, o helicóptero águia auxiliou no combate direto dos focos de incêndio.
Confira os municípios afetados no momento
- Timburi – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
- Elisiário – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
- Corumbataí – Atuando: Defesa Civil e brigadistas
-
Taubaté – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
-
Agudos – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
-
Redenção da Serra – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
-
Itapeva – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
-
Bebedouro – Atuando: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
A Sala SP Sem Fogo segue monitorando e acompanhando cada um destes focos de incêndio. A atuação integrada entre órgãos estaduais, municipais e brigadas tem sido essencial para conter os focos e reduzir os impactos à população e ao meio ambiente.
Imagens dos incêndios em Timburi (SP)


A prefeitura do município reforçou para todos colaborem, evitando qualquer prática que possa provocar incêndios.
As equipes da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, seguem monitorando as áreas de difícil acesso por terra onde ainda há focos de incêndio.
*Sob supervisão de AR.