Imagens mostram o momento em que um temporal chega a cidade de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, na tarde deste sábado (13).
No vídeo, é possível observar o céu azul da cidade sendo tomado rapidamente por uma nuvem cinza e dificultando a visibilidade das imagens. O vendaval chega a fazer com que a câmera que registrava a aproximação do fenômeno ficasse trêmula. Tudo isso ocorre em cerca de 20 minutos.
Veja as imagens
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a previsão para a cidade é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas na noite deste sábado (13).
Especialista explica como fica o tempo após vendaval em São Paulo
Para domingo (18), os ventos devem ser fracos em Cajamar com pancadas de chuvas isoladas. De acordo com o órgão, as máximas não devem passar de 25°C e as mínimas de 20°C.
Fortes chuvas e vendavais deixam mortos em SP
As chuvas que atingem São Paulo ao longo desta semana provocaram pelo menos três mortes no estado, segundo dados da Defesa Civil.
Um ciclone extratropical provocou temporais e ventania no começo da semana. Uma nova frente fria com chuva volumosa chegou ao estado na sexta-feira (12) e deve provocar pancadas pelo menos até a próxima terça-feira (16).
A primeira morte ocorreu na quarta-feira (10), com um morador de Campos do Jordão morto após um deslizamento de talude atingir sua residência durante a tempestade.
No dia 11, quinta-feira, uma mulher foi atingida pelo desabamento de um muro no Jardim Sapopemba, em São Paulo.
A terceira vítima também foi uma mulher. A queda de uma árvore no centro de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na tarde de sexta-feira (12) provocou a morte da mulher e deixou outra ferida. O caso aconteceu na Rua Arminda de Lima.
Inmet: vendaval em área da Enel-SP foi o mais prolongado em 19 anos
Alerta para novos temporais
A Defesa Civil emitiu um alerta para o estado de São Paulo para os próximos dias. Uma frente fria passará lentamente, o que deve trazer uma chuva persistente com risco de alagamento, raios, rajadas de vento e granizo.
A previsão é que o sistema persista de sábado (13) até terça-feira (16).
Dias antes já sabíamos do ciclone em SP, afirma meteorologista
No sábado (13), a frente fria será mais intensa as regiões sul, central e leste, onde são esperados os maiores acumulados de chuva.
No domingo (14), o fenômeno deve permanecer quase parado na costa paulista, mantendo o tempo fechado e a chuva frequente ao longo do dia.
Na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), a frente fria ainda se mantém persistente em algumas regiões de São Paulo mas já avança para o Rio de Janeiro.
Regiões com acumulado muito alto de chuva previstos
- Regiões de Presidente Prudente e Marília
- Regiões de Bauru e Araraquara
- Regiões de Campinas e Sorocaba
- Regiões de Itapeva e Registro
*Sob supervisão de Thiago Félix