Uma idosa de 77 anos perdeu parte da face e todo o couro cabeludo após ser atacada por 7 cães da raça rottweiler, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O caso ocorreu na tarde do último sábado (20).
Conforme o cirurgião plástico Luiz Carlos Loureiro Ortiz, que atendeu a mulher no Hospital Cristo Redentor, não há informações sobre o que teria ocasionado o ataque. De acordo com relatos, o marido da idosa, que tem 80 anos, acordou no meio da tarde com o barulho dos cães e conseguiu intervir e salvar a esposa do ataque. Ele também teria se ferido, mas em menor gravidade.
O médico informou que a idosa passou por uma cirurgia que durou quatro horas. A vítima perdeu nariz, lábios e todo o couro cabeludo, além de ter sofrido lesões graves nos braços e nas pernas.
“Nariz e lábio, nós tivemos que reconstruir na urgência, porque ela precisa comer. Agora, tem que reconstruir o couro cabeludo, pernas e braços”, explicou Dr. Ortiz.
Atualmente, a idosa está na UTI e o quadro de saúde é estável.
“Agora, o organismo começa a lidar com a infecção, porque o cachorro tem a boca suja. Então, a cada mordida, ele coloca bactérias no organismo. Ela está recebendo cargas altas de antibiótico”.
Ainda, conforme o médico, os filhos não moram no Rio Grande do Sul e tentam entender o que motivou o ataque.
Outro ataque
No início do mês, um idoso de 62 anos morreu após ser atacado por quatro cães da pitbull, em Minas do Leão (RS). Ele foi atacado pelos cachorros no momento em que realizava uma entrega de lenha na propriedade onde viviam os animais.
Durante o ataque, a própria tutora dos cães, de 82 anos, ficou ferida e foi encaminhada para atendimento médico. Ela já recebeu alta. Os cães foram encaminhados ao canil da Penitenciária Estadual de Charqueadas.