O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta quarta-feira (29), que discutirá com a comissão especial que analisa a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Segurança Pública uma data para que o colegiado aprecie o relatório.
A megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro que resultou em mais de 100 pessoas pressionou a Casa pela tramitação da proposta na Câmara dos Deputados.
“A questão da PEC [Proposta de Emenda à Constituição]… eu vou conversar com a comissão especial para estabelecer uma data para que eles possam apreciar o texto. E a partir daí, eles apreciando, imediatamente nós vamos trazer ao plenário”, disse Hugo Motta a jornalistas.
Como mostrou a CNN, o deputado Mendonça Filho (União-PE) projeta que o parecer seja apresentado na comissão especial responsável pelo texto até o final de novembro.
A PEC foi enviada ao Congresso pelo governo federal, passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e agora tramita em uma comissão criada especialmente para analisá-la.
A matéria é prioritária para o governo, mas enfrenta críticas de parte dos governadores e da oposição.