Marcos Ricardo de Araújo, de 48 anos, foi morto por sua esposa, Tatiana da Silva Ribeiro, em Mairinque (SP), após ele solicitar o divórcio. Uma perícia deve esclarecer os fatos e a dinâmica do crime.
De acordo com as primeiras informações, Marcos teria tentado pegar suas roupas de volta na casa onde o casal vivia quando foi atacado. Tatiana, que admitiu o crime, alega legítima defesa e influência de álcool e medicamentos.
A perícia no local do crime, que deve ser realizada pela Polícia Civil de São Paulo e é a etapa inicial e vital para a elucidação dos fatos, deve ajudar a esclarecer o caso.
Entenda como funciona a perícia
De acordo com o manual de procedimentos periciais, cada vestígio é numerado, fotografado e coletado, garantindo sua individualização e protegendo-o de contaminação.
No cadáver, o exame necroscópico pode estabelecer a causa da morte, identificar o instrumento utilizado e o trajeto da lesão. Fotografias do corpo e das lesões são utilizados para documentar os achados.
A coleta de material biológico, como sangue ou swabs orais, é realizada para exames de DNA, que podem confirmar e detalhar a dinâmica do confronto. Se a faca utilizada for encontrada, será objeto de análise para determinar suas características e se é compatível com a lesão.
Além disso, áudios da discussão capturados por câmeras de segurança podem ser submetidos à perícia de informática, que analisará e esclarecerá questões pontuais sobre o conteúdo, autoria e cronologia, auxiliando na compreensão do ocorrido.
Relembre o caso
De acordo com informações da Polícia Civil, Marcos foi morto com um golpe de faca, dado por Tatiana, que o atingiu na região do peito. Ambos discutiam no interior da residência do casal, situada na a Avenida Brasil-Japão, no bairro Três Lagoinhas.
A Polícia Militar informou que o SAMU foi acionado para atender a ocorrência. Ao chegarem no local, os agentes encontraram a vítima caída no chão e já sem vida. Havia marcas de sangue na sala, no banheiro e na parede. A cozinha estava com as cadeiras tombadas e o espelho da sala estava quebrado, dando a entender que houve luta corporal.
Testemunhas afirmaram que Tatiana mantinha um relacionamento conturbado com Marcos, marcado por desavenças constantes, havendo relatos de discussão e agressão ainda na tarde do mesmo dia.
Câmeras de segurança capturaram o áudio da discussão, onde Marcos supostamente teria tentado pegar suas roupas de volta, mas acabou sendo atacado pela mulher.
Segundo a polícia, Tatiana já respondeu por tentativa de homicídio contra outro companheiro e possui registros de prisões em flagrante por furto e embriaguez ao volante.
Na manhã dessa terça-feira (2), a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva após uma audiência de custódia.
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que as autoridades aguardam o resultado dos laudos periciais, que serão analisados para a devida conclusão das investigações.
O caso é apurado como homicídio pela Delegacia de Mairinque.