O advogado Marcelo Andrade Mendonça, de 43 anos, morreu após ser esfaqueado por um cliente dentro do próprio escritório em Viçosa, na Zona da Mata Mineira, nesta sexta-feira (14).
Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada por testemunhas que estavam no local do crime. Ao chegar no local, as equipes encontraram Marcelo caído no chão e o suspeito, de 53 anos, cliente do advogado, contido por colegas de trabalho de Marcelo.
Testemunhas relataram que o cliente tinha uma reunião marcada com Marcelo na tarde desta sexta. Ele chegou acompanhado da esposa e teria se exaltado durante a reunião.
O advogado teria, então, saído da sala e ido até o computador da recepção mostrar um documento para o cliente. Segundo as testemunhas, o homem continuou nervoso, sacou uma faca da cintura e desferiu uma facada no peito de Marcelo. Colegas de trabalho de Marcelo e a esposa do agressor o contiveram e conseguiram tirar a faca da mão dele.
Com a chegada dos militares, o suspeito foi preso em flagrante e Marcelo foi encaminhado para o Hospital São Sebastião, mas não resistiu aos ferimentos.
Por meio de nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que ratificou a prisão em flagrante do suspeito pelo crime de homicídio qualificado e que ele segue a disposição da Justiça. A perícia foi realizada no local do crime para a coleta de vestígios.
A Faculdade Dinâmica, onde Marcelo foi professor entre 2012 a 2023, publicou uma nota de pesar nas redes sociais:
“É com profunda tristeza que a Faculdade Dinâmica recebeu a notícia do falecimento de Marcelo Andrade Mendonça, ex-integrante do corpo docente da Instituição. Entre os anos de 2012 e 2023, na Faculdade Dinâmica, Marcelo atuou como professor do Curso de Direito. Neste momento de dor e sofrimento, a Dinâmica se solidariza com todos os amigos e familiares e manifesta o desejo de que encontrem o acalento necessário”.
A Ordem do Advogados do Brasil (OAB) também se manifestou sobre o caso e afirmou que vai cobrar investigações. Leia abaixo a manifestação na íntegra:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do advogado Marcelo Andrade Mendonça, brutalmente assassinado dentro de um escritório enquanto exercia sua função. Sua partida representa uma perda imensa para toda a advocacia, atingindo-nos de forma profunda e revoltante. A OAB Viçosa informa que tomará todas as providências cabíveis e estará à frente de todos os esforços necessários para que este ato cruel seja rigorosamente investigado. Não mediremos esforços na defesa intransigente das prerrogativas profissionais e da segurança de todos os advogados e advogadas. Diante dessa tragédia, reafirmamos nossa união. A advocacia não se intimidará. Não perderemos nossa coragem. Seguiremos firmes na defesa da justiça, honrando aqueles que, como Marcelo, dedicaram suas vidas ao exercício ético e destemido da profissão. Que Deus conforte a família, amigos e colegas neste momento de imensa dor. Que a memória de Marcelo permaneça como símbolo de força, dignidade e compromisso com a justiça”.