Hacker responsável por ataque ao Tribunal de Justiça do RS é preso

O cibercriminoso autodenominado como “Federal”, apontado como o responsável por um ataque ao sistema do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), foi preso na manhã desta terça-feira (22), em Guarabira, no interior da Paraíba.

Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a prisão aconteceu durante a Operação Negazione, que buscava cumprir mandados de prisão preventiva, além de busca e apreensão, contra o suspeito de hackear dispositivo informático qualificado e interromper serviços informáticos de utilidade pública no Tribunal de Justiça gaúcho.

O ataque cibernético ao TJRS aconteceu no dia 26 de março – quando a investigação iniciou – e tornou indisponível o sistema EPROC, além do site institucional do órgão, comprometendo a prestação jurisdicional no Estado.

Após a realização de diligências, a investigação também revelou que o criminoso ofereceu pagamentos via PIX para participação em ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais, mediante uma botnet com mais de dois mil dispositivos comprometidos, espalhados por diversos países.

Os mandados de busca e apreensão visam apreender dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos que ajudem nas investigações, principalmente, resultando na identificação de outros integrantes do esquema criminoso e relações com crimes similares ocorridos no país.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *