Pep Guardiola afirmou que a decisão do Chelsea de demitir Enzo Maresca o faz se sentir “sortudo” por trabalhar no Manchester City. O técnico espanhol comentou a saída do italiano, seu ex-auxiliar, e destacou a estabilidade no Etihad Stadium.
Maresca, que integrou a comissão técnica de Guardiola no City na temporada 2022-23, deixou o Chelsea no Ano Novo após uma sequência de maus resultados. A saída levou Guardiola a comparar o momento dos clubes.
“Só posso dizer, do meu ponto de vista, que o Chelsea perde um treinador incrível, incrível”, disse Guardiola antes do jogo de domingo contra o time londrino.
“Pessoa incrível. Mas é uma decisão da hierarquia do Chelsea. Nada a dizer”, completou.
Questionado se ficou surpreso, Guardiola adotou um tom pragmático sobre o futebol. “No futebol? Nada surpreende”, afirmou. “Só confirma o quanto sou sortudo. Eu era e sou, no clube em que estou. Meu clube é extraordinário.”
“Tenho mais um ano”
Com a saída de Maresca, surgiram relatos de que o italiano teria conversado com o City nesta temporada sobre uma possível sucessão de Guardiola no futuro. O tema gerou perguntas sobre a permanência do espanhol no cargo.
“Você quer me demitir?”, respondeu Guardiola, sorrindo. “Meu salário é tão alto. Tenho mais um ano.”
Ao falar mais sobre o futuro, foi direto: “Oh, meu Deus! Tenho contrato. Já disse um bilhão de vezes. Sei que vocês estão cansados de mim, 10 anos aqui. Tenho certeza disso! Um dia vou sair, prometo.”
“Tenho contrato, estou feliz, quero lutar com meu time, a hierarquia me respeita — isso ficou provado na temporada passada quando não vencemos por três meses e eles me apoiaram… gosto de estar aqui”, afirmou.
Cautela com Rodri
Apesar do empate por 0 a 0 com o Sunderland fora de casa, que deixou o City quatro pontos atrás do Arsenal, Guardiola destacou o retorno de Rodri, que entrou no intervalo.
O meio-campista, vencedor da Bola de Ouro, sofreu com lesões no joelho e na coxa na temporada. Segundo Guardiola, o clube terá cautela no controle de minutos do jogador em meio à sequência de jogos.
“Sempre com Rodri em campo somos melhores. Nico (Gonzalez) tem sido excepcional. Mas Rodri é Rodri, todo mundo sabe. Precisamos ter cuidado”, disse. “Vamos ver como as pessoas se recuperam agora. Neste período, ter dois jogos fora é muito exigente.”
“Vamos ver, não há muito tempo. Rodri voltou, Jeremy (Doku)… ambos vêm de lesões longas, então precisamos ter cuidado, conversar com os médicos e os fisioterapeutas”, concluiu.