Brasileiros que estavam na Argentina relatam dificuldades para remarcar passagens e obter informações junto às companhias aéreas após os cancelamentos provocados pela greve geral no país.
Passageiros ouvidos pela CNN Brasil descrevem falta de assistência nos aeroportos, longas esperas e incerteza sobre novas datas de embarque.
Thiago Cruz, músico do Rio de Janeiro, afirmou que recebeu um e-mail informando o cancelamento do voo, mas decidiu ir ao aeroporto após não encontrar atualização no site da companhia.
Segundo ele, não havia funcionários para orientar os passageiros. Cruz viajava com a família, incluindo a esposa grávida e uma filha de 10 anos.
Maísa Marçal, de Minas Gerais, relatou que também foi comunicada por e-mail e que não conseguiu remarcar a passagem. A passageira afirmou que ficou sem hospedagem após o check-out do hotel.
“A gente está sem hospedagem, sem voo. Estamos esperando aqui no aeroporto o retorno da companhia”, declarou. Ela disse ainda que os guichês das companhias estavam vazios no momento em que buscou atendimento.
Estamos muito no ‘escuro’, esperando. Não sabemos o que está por vir, como vão resolver, qual vai ser a finalização.
Outra brasileira ouvida pela CNN Brasil descreveu cenário semelhante, com protocolos de atendimento que previam prazo de até 48 horas para resposta das empresas.
Já uma passageira com voo da Turkish Airlines informou que conseguiu remarcar a viagem diretamente com a companhia. Giovanna Lucato relatou que a alteração foi permitida por conta do seguro contratado.
Voos cancelados
De acordo com informações levantadas pela CNN Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, precisou cancelar 16 voos com destino ao país entre a noite desta quarta-feira (18) e a manhã desta quinta (19).
Já o Aeroporto Internacional do Galeão, na zona Norte do Rio de Janeiro, informou que 18 voos de chegada e 17 de partida com origem ou destino na Argentina foram submetidos a cancelamentos e atrasos, totalizando 35 viagens canceladas.
Nos terminais de Florianópolis (SC) e Natal (RN), ambos geridos pela Zurich Airport, 38 voos foram cancelados, sendo 34 na capital catarinense e quatro na capital potiguar, entre esta quarta e quinta-feira.
Outros dois voos da Aerolíneas Argentinas foram cancelados nesta quinta-feira (19) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).