À CNN, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou a maneira como o governo federal conduz a imposição das tarifas de 50% por parte dos Estados Unidos e avaliou que a gestão petista “escala” as tensões.
“Esse tema está sendo escalado pelo governo federal para tirar do foco o roubo no INSS e o aumento de impostos com a subida do IOF”, comentou.
Quase um mês após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar as medidas, em 9 de julho, as novas taxas entraram em em vigor nesta quarta-feira (6).
Nunes também mencionou falas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como um discurso em que o presidente ressaltou a necessidade de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais exteriores.
“Ao invés de o presidente Lula buscar o diálogo, faz o inverso. Ele volta a proferir falas que aumentam a tensão com os Estados Unidos, assim como fez ao falar sobre não utilizar o dólar como moeda referência no comércio exterior.”
O início do tarifaço pode trazer grande consequências para a economia paulista, principalmente para as exportações de café. O impacto deve representar 2,7% a menos no PIB estadual.
A CNN procurou o Palácio do Planalto sobre as declarações e aguarda retorno.