Google Trends mostra oscilações de interesse no sorteio da Copa do Mundo

O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado na próxima sexta-feira (5), às 13h (de Brasília), em Washington D.C., nos Estados Unidos. A cerimônia está marcada para ocorrer no Kennedy Center e definirá os grupos da competição.

De acordo com gráfico do Google Trends, o interesse no evento teve crescimento brusco nos últimos dias.

Ao longo dos últimos três meses, o pico ocorreu em 19 de novembro, quando o valor de pesquisa do evento foi 90. Antes do dia 15 do último mês, o pico havia sido em 10 de setembro (48).

O Google Trends ainda projeta um aumento nos dias que antecedem o sorteio.

Buscas por estados

O estado que surge com maior interesse no sorteio da Copa do Mundo é Pernambuco, com 100 em valor de pesquisa. Rio Grande do Norte (96) e Ceará (85) completam o Top 3.

Formato do sorteio

Para o sorteio dos grupos, as 48 equipes foram divididas em quatro potes.

Canadá, México e Estados Unidos estão no primeiro pote por serem os países-sede do torneio. As outras 39 seleções foram distribuídas conforme o ranking oficial da Fifa.

Atual 7ª colocado no ranking, o Brasil está no pote 1 para o sorteio.

Confira abaixo os potes para o sorteio dos grupos do Mundial

  • Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha
  • Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; RI do Irã; República da Coreia; Equador; Áustria; Austrália
  • Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul
  • Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; vagas A, B, C e D da repescagem europeia; vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA

No momento do sorteio, as seleções do Pote 1 serão distribuídas entre os grupo A a L.

O processo seguirá da mesma forma para os demais potes, até que todas as seleções estejam devidamente alocadas. Não poderá haver duas seleções da mesma confederação no mesmo grupo, com exceção da Uefa, que tem 16 equipes na Copa.

Além disso, as quatro seleções melhores posicionadas no ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) serão colocadas obrigatoriamente em lados opostos das chaves, de modo que só possam se enfrentar a partir da semifinal.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *