O ator e influenciador Gominho, de 36 anos, esteve presente no velório de Preta Gil na tarde desta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para prestar sua última homenagem à amiga. A cantora, que morreu aos 50 anos no último domingo (20), em Nova York, foi vítima de complicações decorrentes de um câncer.
Durante a cerimônia, Gominho falou sobre os últimos momentos ao lado de Preta e sobre o processo de despedida. “Trouxe alfazema e passei no cabelinho dela. Estava sorrindo e falando besteira no ouvido dela. Para mim, foi libertador. Estou com ela desde o começo. Estava cansado de vê-la sofrer mais. Na quinta (17), quando me ligaram e disseram que não tinha mais opção, comecei a pedir a Deus para levar a minha amiga em paz. E ela foi em paz, mesmo, descansando e quietinha. Fica o melhor dela. Já estou nesta vibração do luto”, declarou emocionado.
Gominho relembrou que, por mais de dois anos, colocou sua vida profissional em pausa para estar ao lado da cantora durante o tratamento. “Não é difícil de falar. Quando a galera começou a reverberar, ‘Gominho larga tudo’ virou uma frase clichê. Mas foi tudo mesmo nesses dois anos e meio. Dias muito ruins, dias bons, dias ok e, depois, começaram a ficar muitos dias ruins mesmo. Então, para mim, foi um alívio mesmo. Todo mundo que conviveu com um paciente terminal entendeu isso. É um luto diário”, explicou.
Ele também falou sobre como tem acompanhado o luto dos pais de Preta, Sandra Gadelha e Gilberto Gil. “Todo mundo ficou muito preocupado com a Drão (mãe de Preta), mas acabou que ela acolheu todo mundo. Surpreendentemente, porque é mais um filho que ela perde”, disse, relembrando a morte de Pedro Gil, em 1990.
Gominho contou ainda que, durante o período em que Preta estava nos Estados Unidos, morava com Sandra no Brasil. “Estava morando com a Drão quando a Preta estava nos Estados Unidos. A gente conversava bastante. Quando voltei de Nova York e senti que ela não ia voltar, fiquei uma semana sem conseguir ver a Drão. Pensei: ‘Como vou encarar essa mulher? Ela vai me perguntar sobre a filha. O que eu vou falar?’. Ela tinha esse medo de perder mais um filho. Ela me falou duas vezes: ‘Será que eu vou enterrar mais um filho?’. Eu ficava calado com ela. Mas ela está bem, não está medicada, está firme… O Gil também está bem.”
A cerimônia foi aberta ao público e à imprensa até as 13h. Após esse horário, apenas familiares e amigos próximos puderam permanecer — foi nesse momento reservado que Gominho chegou. Pela manhã, ele participou ao vivo do Mais Você, com Ana Maria Braga, onde revelou ter escolhido a playlist tocada no velório.
Após a cerimônia, o corpo de Preta Gil seguiu para o Crematório e Cemitério da Penitência, onde será realizada a cremação, conforme desejo da artista, segundo informou a assessoria de Gilberto Gil.
Morte de Preta Gil
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em 2023. Após um período de remissão, a doença retornou de forma mais agressiva, com metástase no peritônio, nódulo no ureter e linfonodos comprometidos. A cantora faleceu em Nova York, onde realizava um tratamento experimental. Ela deixa o filho Francisco Gil, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de nove.