Globo de Ouro: quais filmes concorrem com “O Agente Secreto”?

O longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto” recebeu três indicações ao Globo de Ouro 2026: Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Ator em Filme de Drama, pela atuação de Wagner Mourae Melhor Filme de Drama. O filme ficou de fora da categoria de Melhor Direção, a qual não contemplou Kleber Mendonça Filho.

Na categoria Melhor Filme de Língua Não Inglesa, “O Agente Secreto” vai concorrer com longas-metragens de outros países como França, Coreia do Sul, Espanha e Noruega. Entre os melhores filmes de drama, a produção brasileira concorre com “Franskenstein”, “Hamnet”, “Foi Só Um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”.

 

 

Quais são os concorrentes de “O Agente Secreto” em Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro

“Foi Apenas um Acidente”

Filme que representa a França na disputa pelo prêmio, a obra do diretor iraniano Jafar Panahi já chegou a superar “O Agente Secreto” em premiações como Cannes e o Gotham Awards na última semana. 

“Foi Apenas um Acidente” também concorre na categoria de Melhor Filme de Drama na premiação, assim como “O Agente Secreto”.

“Foi Apenas Um Acidente” conta a história de um ex-preso político, Vahid, que acredita ter reconhecido, ao ouvir o rangido da perna mecânica, o guarda que o torturou anos antes. Convencido de que encontrou seu algoz, ele o sequestra e o leva para um deserto, planejando enterrá-lo vivo.

Conforme procura outros ex-detentos para confirmar a identidade do homem, dúvidas surgem sobre se realmente acertaram o alvo. O filme mistura suspense, humor negro e dilemas morais, questionando vingança, justiça e memória.

“Valor Sentimental”

A obra norueguesa dirigida por Joachiem Trier conquistou o Grand Prix no Festival de Cannes de 2025 e foi aplaudida por 19 minutos durante sua exibição.

“Valor Sentimental” também concorre na categoria de Melhor Filme de Drama na premiação, assim como “O Agente Secreto” e “Foi Apenas um Acidente”.

O filme acompanha o reencontro das irmãs Nora e Agnes com o pai ausente, Gustav, um renomado diretor. Ele está trabalhando em um novo projeto e convida uma jovem atriz americana em ascensão para o papel – e que acaba se envolvendo nessa complexa dinâmica familiar.

“No Other Choice”

Representante da Coreia do Sul, o filme é um suspense cômico sobre um homem de meia-idade demitido que, na desesperada busca por um novo emprego e para sustentar a família, decide eliminar sua concorrência, transformando-se em um assassino em série, explorando temas de crise, classe e o colapso do altruísmo na sociedade neoliberal.

A direção é de Park Chan-wook.

“Sirât”

“Sirât” foi vencedor do prêmio do Júri de Cannes e é representante da Espanha.

Na trama, um pai e um filho vão a uma rave nas montanhas do Marrocos em busca da filha e irmã, respectivamente, Mar que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. 

A direção é de Oliver Laxe.

“The Voice Of Hind Rajab”

Representante da Tunísia, o filme “The Voice of Hind Rajab” foi ovacionado por mais de 23 minutos após a primeira exibição no Festival de Veneza em setembro deste ano, quebrando o recorde de tempo de aplauso, segundo jornalistas no local.

O título político reconstrói os acontecimentos no dia 29 de janeiro de 2024 na Faixa de Gaza, quando voluntário do Crescente Vermelho recebem uma chamada de emergência de uma menina de seis anos presa num carro sob fogo em Gaza.

A direção é de Kaouther ben Hania.

Quais são os concorrentes de “O Agente Secreto” em Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro

Além de “Foi Apenas um Acidente” e “Valor Sentimental”, outros três filmes concorrem à categorias junto a “O Agente Secreto”.

“Frankenstein”

O filme de Guillermo del Toro é uma adaptação da clássica obra “Frankenstein” (1818) e retoma a clássica história de Mary Shelley sobre Victor Frankenstein, um cientista brilhante e egocêntrico que dá vida a um ser em um experimento monstruoso, que acaba levando à desgraça do criador e da criatura.

“Hamnet”

Filme de Chloé Zhao foi o grande vencedor do Festival de Toronto em setembro deste ano.

A produção é uma adaptação do livro homônimo de Maggie O’Farrell e conta a história do filho do Bardo, que morreu jovem, e narra a história de amor que inspirou a criação de “Hamlet”, de William Shakespeare.

“Pecadores”

De Ryan Coogler, a obra se passa a região do Delta do Mississippi em 1932, algumas décadas após o fim da escravatura nos Estados Unidos, onde a comunidade negra vive segregada e oprimida por grupos de ódio como Ku Klux Klan.

Sobre o que fala “O Agente Secreto”?

Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. 

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais. 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *