O filme brasileiro “O Agente Secreto” venceu a categoria Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro. A cerimônia de entrega de prêmios ocorreu na noite deste domingo (11).
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” desbancou os filmes “Foi Apenas Um Acidente”, “No Other Choice”, “Valor Sentimental”, “Sirat” e “The Voice of Hind Rajab”.
“Eu adoraria dizer muito obrigado à Vitrine Filmes no Brasil que fez com que ‘O Agente Secreto’ virasse um sucesso. Agradecer à nossa equipe e ao elenco maravilhoso. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, disse Kleber Mendonça em discurso.
O Globo de Ouro é considerado um “termômetro” para o Oscar. O filme brasileiro está cotado para as principais categorias da maior premiação do cinema.
Além desta categoria, “O Agente Secreto” concorre, ainda, a um prêmio de Melhor Filme de Drama. Já Wagner Moura está entre os indicados a Melhor Ator em Filme de Drama, tendo sido o primeiro brasileiro a concorrer nesta categoria.
No ano passado, a atriz Fernanda Torres também conquistou uma indicação — e uma vitória histórica na premiação. Na ocasião, ela concorreu por “Ainda Estou Aqui”.
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.