O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), parabenizou o advogado-geral da União, Jorge Messias, pela indicação à vaga na Corte feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“À frente da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias demonstrou notável espírito público, pautando-se sempre pelo diálogo institucional com o Tribunal e pela firme defesa da democracia brasileira. Desejo-lhe sucesso na sabatina”, disse o ministro em nota.
A indicação do presidente da República ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (20), após encontrar com o AGU no Palácio da Alvorada.
O ministro André Mendonça foi o primeiro da atual composição da Corte a se manifestar publicamente sobre a indicação do presidente Lula.
“Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos Senadores”, afirmou Mendonça em postagem no X (antigo Twitter).
Messias, se aprovado pelo Senado, assumirá a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, em 18 de outubro.
Barroso também se manifestou e afirmou que ficou feliz com a escolha. “Jorge Messias é uma ótima pessoa, foi um admirável advogado-geral da União e estou certo de que honrará o Supremo Tribunal Federal. Fico pessoalmente feliz com a escolha do seu nome”, escreveu.
Para chegar ao Supremo, Messias deve ser sabatinado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, que emitirá um parecer.
Depois, o nome passa por votação no plenário da Casa. O indicado precisa conquistar pelo menos 41 dos 81 votos dos senadores — maioria absoluta.