O cantor Gilberto Gil, 83, foi consolado por amigos e familiares durante a missa de 7ª dia da filha, Preta Gil, que morreu aos 50 anos há uma semana.
Em cliques tirados por paparazzi, o cantor foi confortado pelo padre da cerimônia e amigos como Malu Mader, Fernanda Montenegro e mais.
“Todos sabem, no país inteiro, que a Preta passou por um longo período de adaptação à partida, ao processo todo de ir embora. A ficha para nós todos e para ela, especialmente, foi caindo aos poucos. Foram dois anos”, disse Gil durante a missa.
O cantor disse que a parte mais dolorosa da morte da filha é que ela sofreu com a doença, e fica um ressentimento de que ela teve um longo período de sofrimento.
“Toda a nação brasileira, o povo inteiro nutriu por ela um afeto muito grande. A lembrança dela vai ficar permanentemente conosco, com todos nós […] A vida, especialmente num período da história da humanidade em que vivemos tantas tribulações, por causa das dificuldades do fluxo do afeto, esse afeto tem sido muito represado, muito colocado em pequenas caixinhas para manipulação de uns e de tantos”, afirmou Gil.
“A memória dela tem uma circulação muito grande, muito permanente. É um consolo, contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelos quais o mundo passa ultimamente. A partida dela também tem essa contribuição, contribui para nós sermos mais amorosos e mais afetivos”, encerrou o cantor.
Além de Gilberto Gil e as atrizes, mais familiares e amigos de Preta estavam presentes na cerimônia. Fran, Flora, Flor, Otávio Muller, Carolina Dieckmmann e mais famosos marcaram presença na missa.
A despedida de Preta Gil aconteceu na última sexta-feira (25), quando a artista foi velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião, os fãs também puderam se despedir da cantora pela última vez. Em seguida, o corpo foi levado, em cortejo a bordo de um carro do Corpo de Bombeiros, até o Cemitério da Penitência, no Caju.
Morte de Preta Gil
Ela estava em Nova York realizando um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.