Fundação que leva nome de Diogo Jota é suspeita de fraude na Inglaterra

Uma fundação que leva o nome de Diogo Jota está sendo questionada e enfrenta suspeita de fraude na Inglaterra.

Segundo reportagem do The Telegraph, a “Fundação Diogo Jota” vinha pedindo doações por um site criado três dias após a morte do atacante, mas nem o Liverpool, nem a família do jogador têm qualquer ligação com a organização.

A fundação que usava o domínio “diogojotafoundation.org” já arrecadou quase 65 mil dólares, R$ 356,3 mil na cotação atual. Além disso, o site continha as logos do Liverpool, da Unicef, da Allianz, e de uma plataforma portuguesa de de ONGs.

O jornal inglês entrou em contato com todos os supostos envolvidos e três deles, incluindo o Liverpool, responderam que não trabalham em parceria com a fundação. As tentativas de contato por parte do The Telegraph com a própria fundação não foram atendidas.

Um texto no site, que agora já está fora do ar, descrevia a missão da fundação.

“Honrar o Legado de Diogo Jota. Através do futebol, da educação e da esperança, levamos adiante a luz que ele deixou para trás – criando oportunidades, alegria e um impacto duradouro para os jovens de Gondomar e além”, dizia.

Entre as promessas da fundação, estavam criar oportunidades para jovens talentos por meio de acampamentos gratuitos e treinamentos de base em comunidades subdesenvolvidas, além de distribuição de bolsas de estudo e mentoria.

Ainda de acordo com o site, a fundação teria distribuído 25 mil refeições, patrocinadao 300 crianças em escolas e construído 50 parcerias locais. Vale lembrar que o acidente que vitimou Diogo Jota e seu irmão, André Silva, aconteceu em julho, há menos de dois meses.

Na estreia pela Premier League 2025-26 na última sexta-feira (15), o Liverpool homenageou Diogo Jota e André Silva. Um mosaico com as iniciais dos atletas foi estendido, juntamente com os números que eles utilizavam nas suas respectivas carreiras.

No momento, a torcida que lotou o Anfield cantou a tradicional música “You’ll Never Walk Alone”. Também foi respeitado um minuto de silêncio antes da bola rolar.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *