O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) colocou todas as regiões da cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos às 16h43, desta quarta-feira (7), devido às chuvas que atingem a capital.
As áreas de instabilidade foram geradas devido ao tempo abafado e devem causar chuvas de intensidade moderada à forte. Segundo a Defesa Civil, entre as regiões mais afetadas estão a Zona Norte, Central e Leste da Capital com destaque para pontos da divisa com a Região Metropolitana, entre Taboão da Serra e Embu-Guaçu.
Além disso, estão em estado de alerta vermelho as Subprefeituras de Aricanduva/Vila Formosa e Itaquera por conta do transbordamento do Córrego Aricanduva no cruzamento da Av. Aricanduva com a Av. Itaquera.
Em um alerta enviado pelo Cell Broadcast, a Defesa Civil avisou que as chuvas também atingiriam municípios vizinhos, como Guarulhos. Além dele, outras regiões do ABC registraram alagamentos pelas principais avenidas da região.
A previsão é que, até o final da tarde e começo da noite, haja raios, ventos e até queda de granizo por todo o estado.
Veja imagens do temporal:
Chuvas fortes
As pancadas de chuva já eram previstas na capital de São Paulo. No começo da tarde, a Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu um comunicado sobre o risco hidrológico de todas as regiões do país.
Na região sudeste, São Paulo encontra-se com o risco “moderado” e com possibilidade de extravasamento de córregos, alagamentos em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo e São José dos Campos (SP).
Previsão do Tempo
A Região Metropolitana registrou mínima de 18°C e máxima de 29°C, com umidade oscilando entre 45% a 95%.
Até o momento, o Corpo de Bombeiro foi acionado para a ocorrência envolvendo 3 quedas de árvores. A Defesa Civil afirmou que continua monitorando a situação e emitindo alertas conforme necessário, com o CGE operando 24 horas por dia.
Para os próximos dias, a mínima deve ser de 19°C e máxima de 31°C. O final de semana também deve ser marcado frio, com previsão de céu dublado a tarde e muitas nuvens no período da noite, registrando mínima de 20°C e máxima de 32°C no sábado (10), segundo o Climatempo.
*Sob supervisão de A.R