Um forte tufão, chamado de Matmo, atingiu as regiões costeiras da China, provocando ventos fortes e chuvas torrenciais.
O fenômeno atingiu a costa leste da província de Guangdong, no sul do país, por volta das 14h50 (01h50, no horário de Brasília) deste domingo (5), com a força máxima dos ventos atingindo até 170 km/h.
Já na cidade costeira de Jinhe, situada ao longo da costa leste do condado de Xuwen, as velocidades do vento atingiram rajadas equivalentes ao nível 14 na escala Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, causando o espalhamento de chapas metálicas e a queda de árvores.
Um porto pesqueiro próximo sofreu graves impactos, com o fornecimento de água e energia interrompido e as linhas de comunicação afetadas.
As autoridades locais ativaram os planos de resposta a emergências, pedindo aos moradores que permaneçam em casa e reforçando as previsões meteorológicas para se prepararem para o mau tempo.
O Aeroporto Internacional de Haikou Meilan cancelou todos os voos e retomará gradualmente as operações a partir das 20h, no horário local, deste domingo (5).
No sábado (4), as autoridades ativaram uma resposta de emergência de Nível IV para controle de enchentes em Guangdong, Hainan, Guangxi e Yunnan, já que a previsão era de que o tufão Matmo traria fortes chuvas.
A China possui um sistema de resposta a emergências de quatro níveis, sendo o Nível I a resposta mais severa. Já o sistema de alerta meteorológico é dividido em cores, com o vermelho representando o alerta mais severo, seguido pelo laranja, amarelo e azul.